Projeto da UFSC estreia filme inspirado na narrativa de ‘O Pequeno Príncipe’ em Florianópolis

13/09/2024 12:42

O programa de extensão e núcleo de pesquisa artística Cantos de Gaia, vinculado ao Departamento de Artes (ART) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estreará o filme A Ilha da Magia: A Jornada da Rosa com Zé Perri. O filme de fantasia é inspirado na passagem por Florianópolis de Antoine de Saint-Exupéry, autor da obra O Pequeno Príncipe, durante o período em que ele trabalhava como piloto do correio aéreo da companhia Aéropostale.

Na narrativa ficcional do curta-metragem, o aviador Zé Perri, em seu trabalho como piloto do correio aéreo, é designado para a missão de levar a flor Rosa da Ilha das Flores, no arquipélago dos Açores, até uma anciã da Ilha de Santa Catarina. Nessa missão, Zé Perri e a flor Rosa desembarcam em Florianópolis e, durante a jornada pelo Sul da Ilha, encontram o pescador, a benzedeira, a turma do Boi de Mamão e seres encantados da Ilha da Magia.

A professora Janaina Martins, docente do curso de Artes Cênicas da UFSC e diretora do filme, conta que o curta-metragem infantojuvenil aborda, em sua temática, o folclore, a história e o imaginário cultural de Florianópolis, a partir de uma narrativa feminina. Neste curta de ficção, a flor Rosa é a protagonista e nos narra sua jornada com o aviador.

> Confira as datas de exibição do filme:

Data: 15 de setembro (estreia)
Horário: sessão às 15h e sessão às 16h
Local: CIC – Centro Integrado de Cultura. Sala de Cinema Gilberto Gerlach.
Apoio: Museu da Imagem e do som de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina.

Data: 23 de setembro, no evento Experimenta promovido pela SecArtE
Horário: sessão às 9h30 e sessão às 14h30
Local: Auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Data: entre 12 e 19 de outubro, na 23ª edição da Mostra de Cinema Infantil 

A ação de extensão vinculada à realização deste filme promoveu a participação ativa da comunidade do Sul da Ilha na produção artística, envolvendo figuras representativas da cultura local, como o pescador, a benzedeira, o grupo do Boi de Mamão, músicos da Banda da Lapa e artistas locais. A obra dá visibilidade e valoriza a cultura tradicional de Florianópolis, destacando as práticas e saberes da comunidade nativa como elementos essenciais para esta criação artística.

Essa iniciativa contou com o apoio da Bolsa Cultura da SecArte e com a participação de estudantes do cursos de Cinema e em Artes Cênicas da UFSC. “Ao integrar as estudantes ao projeto, a ação estimulou uma imersão na realidade sociocultural da região, promovendo uma valiosa troca de saberes entre a Universidade e a sociedade”.

Essa ação de extensão universitária contou também com a parceria artística interinstitucional entre a professora Janaina Martins do programa de extensão Cantos de Gaia, do Departamento de Artes da UFSC, e a professora Mariene Perobelli e o professor Fernando Aleixo, do programa de extensão Conexão Erê, do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Tags: Antoine de Saint-Exupéryartes cênicasAuditório GarapuvuBanda da Lapaboi de mamãoBolsa Cultura da SecArteCantos da GaiaCentro Integrado de Cultura (CIC)curta-metragemDepartamento de Artes (ART)FolcloreFundação Catarinense de CulturaGoverno do Estado de Santa Catarinahistória de FlorianópolisinfantojuvenilMuseu da Imagem e do Som de Santa CatarinaO Pequeno PríncipeSeCArte/UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaUniversidade Federal de Uberlândia (UFU)