Projeto da UFSC coleta registros para monitoramento de capivaras em Florianópolis
O Projeto Fauna Floripa, uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), divulgou um formulário para a coleta de dados acerca de áreas de avistamento de capivaras. A pesquisa utiliza a metodologia de Ciência Cidadã, que consiste na parceria entre cidadãos e profissionais na coleta de dados para pesquisa científica, para obter informações sobre áreas de avistamentos, acidentes e atropelamentos de capivaras. Cada pessoa pode enviar vários registros, e as informações não precisam ser atuais – podem ser de anos atrás, inclusive.
A iniciativa partiu de um pedido do Ministério Público de Santa Catarina para cobrir a distribuição dos animais pela ilha de Florianópolis. Os registros serão utilizados para criar um mapa de distribuição, que será repassado aos órgãos ambientais com o objetivo de evitar acidentes, priorizando a conservação da fauna e também a segurança dos seres humanos. O monitoramento tem sido feito também por câmeras disparadas com sensor de calor ou movimento e saídas de campo.
Theo Grothe, estudante de Ciências Biológicas da UFSC e bolsista do Projeto Fauna Floripa, reitera a importância da participação pública pelo formulário. “A Ciência Cidadã é uma parte muito importante da pesquisa, porque a gente aprende a opinião do público em relação ao que a gente está trabalhando. Então, não estamos olhando esse assunto só como pesquisadores, mas também como participantes da sociedade. É muito importante que as pessoas respondam o formulário para poderem trazer suas próprias experiências”, diz ele.
Mais informações pelo site do projeto Fauna Floripa e pelo Instagram.
Maria Isabel Miranda
Estagiária de Jornalismo | Agência de Comunicação | UFSC