Feira de Cursos UFSC recebe mais de 12 mil estudantes em dois dias de evento
A segunda edição da Feira de Cursos UFSC começou na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, no campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina. A data também foi marcada pela abertura das inscrições e lançamento oficial do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025, em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
São esperadas para o evento, que tem programação até o dia 11 de setembro, mais de 12 mil estudantes, de 177 escolas privadas e públicas de mais de 40 cidades de Santa Catarina. A participação é gratuita e estudantes que não se inscreveram previamente podem participar.
Estão apresentados nas dezenas de estandes localizados no Centro de Cultura e Eventos Luiz Carlos Cancellier de Olivo, detalhes das graduações, disciplinas e campos de atuação, e serviços que a instituição oferece aos acadêmicos, entre eles apoio pedagógico, bolsas estudantis, orientação para estágios, intercâmbios e inserção profissional.
A programação inclui visitas guiadas a laboratórios, apresentações sobre os cursos de graduação, atividades culturais e informações sobre o vestibular. Os estudantes também terão oportunidade de conhecer as atividades de pesquisa e extensão da UFSC que reúne 110 cursos de graduação presenciais e seis a distância.
>>> Confira a programação completa no site da Feira de Cursos
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades como o reitor Irineu Manoel de Souza (UFSC) e da vice-reitora, Joana Célia dos Passos (UFSC), do pró-reitor de Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso do IFC, Mário Lúcio Roloff e do pró-reitor de Ensino do IFSC, Adriano Larentes da Silva.
O reitor Irineu Manoel de Souza saudou os presentes e afirmou que este era um dia muito feliz para a Universidade, pois além da abertura da Feira de Cursos ocorre também o lançamento do Vestibular Unificado. Ele destacou que a UFSC é uma universidade importante no cenário nacional e internacional, reunindo uma comunidade de 37 mil estudantes e oferecendo cerca de 110 cursos de graduação e 160 cursos de pós-graduação.
O reitor destacou o grande número de vagas oferecido pelas três instituições parceiras no Vestibular Unificado. “Todos vocês que estão aqui têm condições de ingressar na universidade”, disse o reitor, citando os diversos processos seletivos realizados pela UFSC para o preenchimento de vagas nos cursos de Graduação.
A vice-reitora Joana Célia dos Passos afirmou que era uma alegria muito grande receber estudantes e escolas na Universidade. “Hoje vocês são visitantes; daqui a pouco vocês farão parte destas comunidades da UFSC, IFSC e IFC”. Ela citou que a UFSC e os Institutos apresentam muitas oportunidades que vão além da sala de aula: participação em projetos de pesquisa e extensão, intercâmbios e oferta de bolsas de permanência. “É muito importante que vocês hoje conheçam não só os cursos, mas aquilo que cada instituição oferece para que vocês possam estar neste lugar, fazer parte destas comunidades”, disse a professora Joana.
Joana contou que encontrou na Feira um de seus ex-alunos, atualmente formado em Pedagogia, o professor Edson da Costa Goulart. Formado na UFSC em 2023, hoje trabalha na Escola de Educação Básica Frederico Santos, em Paulo Lopes – SC. O professor Edson acompanha 36 alunos nas visitas pela Universidade e sua sensação ao voltar ao campus é de pertencimento. “Estou com uma mistura de sentimentos estando aqui. Sinto o pertencimento, a vontade de retornar para fazer o Mestrado, ao mesmo tempo que tenho a sensação de dever cumprido, por estar aqui trazendo novos estudantes para esta instituição”, salientou.
O pró-reitor de Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso do IFC, Mário Lúcio Roloff, disse que era uma satisfação estar na UFSC, instituição da qual é egresso. Ele contou um pouco da sua trajetória pessoal, dizendo que nasceu em uma cidade do interior e quando foi para universidade a única opção para acessar a educação superior pública e gratuita era morar em Florianópolis.
Mário ressaltou que a realidade atual é bem diferente: a oferta de ensino superior público está interiorizada no Estado de Santa Catarina, e se somadas as instituições são centenas de cursos em mais de 40 cidades. “Apenas do IFC, que está participando pela segunda vez no Vestibular Unificado, são 15 campi espalhados por Santa Catarina, com aproximadamente 20 mil alunos”, enumerou. Para a Graduação, o IFC está oferecendo vagas em 46 cursos no Vestibular Unificado.
Adriano Larentes da Silva, pró-reitor de Ensino do IFSC, comemorou a presença de sua instituição no evento, e também afirmou que era uma satisfação estar junto com a UFSC e com o IFC fortalecendo a educação pública, gratuita e de qualidade em Santa Catarina. Ele informou que o IFSC tem 22 campi distribuídos por todas as regiões do Estado, sendo quatro na região da Grande Florianópolis. Neste Vestibular, o IFSC oferece 1.268 vagas em 56 cursos, sendo 23 bacharelados, 28 cursos superiores de tecnologia e cinco licenciaturas.
De acordo com o professor Adriano, a parceria do IFSC com a UFSC começou em 2023 e posteriormente o IFC se integrou. “Nossa unificação permitiu que, além de levar educação pública para mais cidades, a gente fortaleça as nossas marcas institucionais e aquilo que a gente representa em termos de sonhos e expectativa para muitos jovens e também adultos”.
A pró-reitora de Graduação e Educação Básica da UFSC, Dilceane Carraro, manifestou alegria em receber os estudantes e agradeceu aos professores e responsáveis pelas delegações das escolas. Ela citou o empenho de muitas pessoas para a realização da Feira de Cursos e organização do Vestibular Unificado. “A gente preparou com muito carinho todas essas atividades, tivemos o envolvimento de muita gente para isso”.
Dilceane disse que a Feira de Cursos é uma oportunidade de conhecer os cursos e também de fazer visitas a laboratórios e Centros de Ensino onde são oferecidos. Agradeceu aos apoiadores, tanto internos como secretarias e pró-reitorias, quanto externos à Universidade, como as fundações de apoio e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).
A pró-reitora informou que os campi da UFSC estão presentes também na feira de Florianópolis e que haverá Feira de Cursos também nas cidades onde a UFSC tem campi: em Araranguá, a Feira de Cursos ocorre no dia 13 de setembro, sexta-feira; em Blumenau, a Feira de Cursos está agendada para 17 e 19 de setembro; em Curitibanos haverá uma Mostra Científica de 11 a 13 de setembro e em Joinville, a Feira de Cursos ocorre em 24 de setembro e as inscrições estão abertas a grupos e pessoas que queiram visitar.
Inscrições abertas para o Vestibular Unificado 2025 e demais processos seletivos
Após a cerimônia de abertura da Feira, o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), responsável pela realização do concurso, Marcos Baltar, fez uma apresentação com informações relativas ao Vestibular Unificado 2025 e outros processos seletivos que abrem inscrições a partir desta terça-feira. Números, datas importantes, regras e informações relativas aos conteúdos exigidos foram apresentados aos estudantes presentes. A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) também tem um estande na Feira de Cursos para tirar dúvidas das pessoas candidatas sobre cada um dos processos seletivos e mantém um site com dicas e instruções para quem quer estudar para as provas.
As inscrições para o Vestibular podem ser realizadas até o dia 9 de outubro pelo site vestibularunificado2025.ufsc.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 182 para todos os cursos. Há possibilidade de pedir isenção, de acordo com regras explicitadas no edital. Cada pessoa poderá efetuar apenas uma inscrição, independentemente da instituição de ensino superior escolhida. As provas do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025 serão realizadas nos dias 7 e 8 de dezembro e o resultado será válido apenas para o ingresso em cursos de graduação das três instituições no ano letivo de 2025.
As inscrições estão abertas também para o Vestibular específico para os cursos de Letras-Libras UFSC e Pedagogia Bilíngue IFSC; Educação do Campo (UFSC) e Pedagogia com ênfase em Educação do Campo (IFC); e os processos seletivos do curso de História EaD e de Vagas Suplementares para Indígenas e Quilombolas UFSC. A taxa de inscrição tem valor de R$110, exceto para o Processo Seletivo Indígenas e Quilombolas, que é gratuito. Também há possibilidade de isenção de pagamento em casos cobertos pelos editais dos processos seletivos.