Projeto ensina técnicas de respiração, mindfulness e meditação para estudantes

06/03/2024 08:37

O projeto de extensão Laboratório de Autorregulação: técnicas de respiração, meditação e mindfulness, do Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada (LPCOG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para estudantes de Graduação que desejam participar dos encontros do primeiro semestre letivo de 2024. As inscrições estão abertas de 7 a 18 de março, e podem ser feitas pelo e-mail lab.autorregulacao@gmail.com ou pelo Instagram.

As 24 vagas destinam-se principalmente a pessoas que sejam estudantes de graduação da UFSC. O curso tem duração de 10 encontros presenciais, às quartas-feiras, das 16h às 17h30, com início em 27 de março e encerramento em 5 de junho. Todos os encontros serão presenciais, na sala do Serviço de Atenção Psicológica (Sapsi), no Departamento de Psicologia, localizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Coordenado pela professora Carolina Baptista Menezes, as técnicas auxiliam no manejo do estresse e ansiedade, regulação atencional e autoconsciência. O objetivo é proporcionar um ambiente seguro e de acolhimento onde os estudantes possam experimentar técnicas de autorregulação. Segundo a professora, o nome “Laboratório” foi escolhido porque a ideia é que os encontros sejam um laboratório de autoexperimentação.

“As práticas são oportunidades de fazermos um auto-exame e uma auto-observação sistemática, e assim desenvolvermos maior autoconsciência e autorregulação. A capacidade de autorregulação tem o potencial de produzir muitos benefícios em diferentes dimensões da vida (tal como pessoal, relacional, acadêmica, entre outras) e tornam-se um importante repertório de habilidades socioemocionais”, salienta.

A cada encontro as pessoas participantes poderão conhecer alguns fundamentos básicos de cada técnica e praticar uma técnica respiratória e uma técnica de meditação, ou mindfulness.

Saiba mais na página do projeto.

Tags: CFHmeditaçãomindfulnesspsicologiarespiraçãoSapsiUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina