UFSC se destaca em premiação da Associação Catarinense de Imprensa
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se destacou em premiação dos melhores trabalhos jornalísticos de 2023 realizada pela Associação Catarinense de Imprensa na noite desta terça-feira, 27 de fevereiro, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A instituição foi a primeira e terceira colocada na categoria Universitário, além de ter sido mencionada no discurso do homenageado especial da noite, o jornalista e egresso do curso de Jornalismo Yan Boechat, especializado na cobertura de conflitos e atualmente atuando como correspondente de guerra na Ucrânia. “A universidade pública e a UFSC me transformaram no profissional que eu sou hoje”, disse. “Devo à UFSC as qualidades que tenho, os defeitos ficam com outros culpados”, brincou o jornalista.
O trabalho Uma História de Silêncios, de autoria de Clara Spessatto, Ísis Leites e Júlia Matos, já havia sido reconhecido, em 2023, no 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog. O filme discute como o nazismo, banido e condenado internacionalmente após a Segunda Guerra Mundial, fez e faz parte da história de Santa Catarina. Após encontrarem quadros com a bandeira nazista expostos no hall da Secretaria de Educação de Dona Emma – município com cerca de 4 mil habitantes, localizado no interior do estado –, as estudantes perceberam que parte dos moradores naturalizaram o passado local e decidiram entrevistar autoridades e moradores da região para entender esse fenômeno. A orientação foi da professora Stefanie Carlan da Silveira.
Já a reportagem Laços de Família: A presença polêmica da Constelação Familiar nas instituições públicas brasileiras, de Jullia de Andrade Gouveia e Karoline Bernardi, foi reconhecida com o terceiro lugar. A orientação também foi da professora Stefanie Carlan da Silveira. Além do homenageado especial e dos trabalhos desenvolvidos na UFSC, a premiação também reconheceu egressos da instituição. Veja aqui a lista completa dos vencedores e seus respectivos trabalhos.
O 3° Prêmio ACI OCESC de Jornalismo teve mais de 450 trabalhos inscritos. A equipe de 35 jurados avaliou as três reportagens destaque nas categorias Cooperativismo, Texto, Vídeo, Áudio, Fotojornalismo, Webjornalismo e Jornalismo Universitário.