Palestra ‘Arqueologia das Ilhas Canárias’ ocorre na UFSC nesta quinta-feira

09/11/2023 08:57

O Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Arqueologia da Universidade Federal de Santa Catarina (LEIA/UFSC) promove, nesta quinta-feira, 9 de novembro, a palestra “Arqueologia das Ilhas Canárias”. A atividade ocorre às 14h, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). A palestra será transmitida pelo canal de YouTube do LEIA.

Os palestrantes serão os arqueólogos Simon-Pierre Gilson e Alejandra C. Ordoñez, da Universidad de Las Palmas, Grand Canaria. Será apresentado, inicialmente, o contexto geológico e geográfico particular das Ilhas Canárias, além das similitudes e diferencias arqueológicas que existem entres as ilhas do arquipélago. A seguir, serão abordados os princípios básicos da paleo-genética; o povoamento das Ilhas Canárias do ponto de vista das datações radiocarbonicas e também da genética; a investigação sobre os restos de plantas; a importância dos recursos marinhos para os primeiros habitantes das ilhas. Ao final, os palestrantes apresentarão os trabalhos genéticos sobre grupos antigos nas Ilhas Canárias desde a época indígena até a época moderna.

Mais informações na página do LEIA e pelo Instagram.

Tags: arqueologiagenéticageologiaIlhas CanáriasLaboratório de Estudos Interdisciplinares em ArqueologiaLEIApalestrapovoamentoUFSC