Dia Mundial sem Carros: grupo de pesquisa da UFSC promove 1º BiciFest nesta sexta-feira, 22 de setembro

18/09/2023 10:43

O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ecologia e Desenho Urbano (Gipedu) da UFSC promove, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carros, a 1ª Floripa BiciFest, na sexta-feira, 22 de setembrodas 14 às 18h, na Praça da Cidadania, em Florianópolis. A intenção é promover a data com atividades culturais, caminhada, passeio ciclístico e jogos lúdicos. 

“Um dos principais objetivos da 1ª Floripa BiciFest é a sensibilização da população e do governo municipal à importância da transição intermodal”, explica o coordenador do Gipedu, Francisco Antônio Carneiro Ferreira, professor do Departamento de Arquitetura da Universidade. Segundo ele, a data é mundialmente e localmente utilizada para chamar a atenção para os problemas de mobilidade causados pelo uso excessivo do automóvel e às emissões de gases do efeito estufa, que agravam o aquecimento global. 

Projeto Campus-Parque-Cidade

O evento também foi criado para fortalecer a campanha “Por ciclovias Seguras em Rede”, inserida no âmbito do Projeto Campus-Parque-Cidade, cujo objetivo é priorizar os modos ativos e coletivos de deslocamento para a redução da dependência do automóvel e do aquecimento climático. 

“Entendemos que é preciso acelerar e intensificar as mudanças no sistema viário e de transporte da cidade, a partir de novas infraestruturas cicloviárias e pedonais, mordernizando-as e capacitando-as às novas funções. A preocupação é humanizar a cidade,  qualificando-a para o uso de pedestres, portadores de deficiência, ciclistas, passageiros do transporte coletivo, idosos, skatistas, usuários de patins, etc, com vistas a reduzir o uso de automóveis”, complementa o professor Francisco.

Outras pautas do grupo incluem a implantação imediata do sistema cicloviário seguro e em rede no bairro Trindade, com a melhoria dos passeios de pedestres, das infraestruturas cicloviária e de transporte coletivo, a implantação de iluminação, sinalização, arborização e educação para a mobilidade sustentável, para além da implantação do Corredor de Transporte (BRT) da rua Deputado Antonio Edu Vieira, explica o professor.

Mais informações
Proposta do Projeto Campus-Parque-Cidade (em PDF)

Tags: BicifestCTCDia mundial sem carroGrupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ecologia e Desenho Urbano (Gipedu)sistema cicloviárioUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina