Artista Gugie Cavalcanti pinta cobertura do Planetário da UFSC em Florianópolis

29/09/2023 14:26

Planetário do CFH com arte na cobertura. Fotos: Mateus Mendonça/Agecom/UFSC

A paisagem no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, ganhou várias cores. “São duas crianças sorrindo no meio de um campo de flores enquanto olham o céu estrelado”, diz a artista Gugie Cavalcanti, que já foi responsável por outras artes conhecidas em Florianópolis, inclusive na UFSC: a obra “Leoa”, 2022, executada no CFH.

Outra arte conhecida é o mural em homenagem a Antonieta de Barros, no centro de Florianópolis, em que Gugie, Thiago Valdi e Tuane Ferreira trabalharam em 2019. A pintura que transformou a cobertura do Planetário, edifício do CFH,  foi finalizada na semana passada.

A artista conta que enquanto idealizava a arte para o Planetário, pensou em trazer harmonia entre as pessoas e a natureza. “Mas, para além disso, nas minhas artes eu reflito nossa individualidade dentro do coletivo, eu considero o universo que cada um tem dentro de si.”  

A arte foi feita utilizando técnicas de spray e tinta látex; após isso, usou marcações aleatórias para ampliar os retratos, “foram diversas técnicas”, comenta. Ela acrescenta que o formato incomum da cobertura foi a maior dificuldade, devido a curvatura, que pode causar deformações pelos diversos pontos de vista. O clima também atrapalhou: os dias ensolarados com temperaturas elevadas dificultaram o trabalho da artista.

Sobre as visitas no Observatório

As visitas no Observatório, construção ao lado do Planetário, ocorrem de duas formas: pelas visitas semanais abertas, toda quarta-feira a partir do anoitecer, ou visitas agendadas. Também são realizadas as observações de fenômenos astronômicos como eclipses lunares e solares e trânsitos de planetas. Para agendar visitas é necessário entrar em contato pelo e-mail: observatorio@contato.ufsc.br.

Sobre a artista Gugie Cavalcanti

Gugie Cavalcanti é grafiteira e artista visual. Conhecida por suas artes em muros, telas, performance e desenho digital. Como pessoa negra, mãe e mulher busca nas artes produzidas nas ruas um espaço de diálogo, fortalecendo a visibilidade de pessoas que são racializadas e excluídas na estrutura social.

Conheça o trabalho de Gugie Cavalcanti pelo Instagram ou no site.

Mateus Mendonça / Estagiário de Jornalismo da Agecom/ UFSC

 

Tags: arteCFHgrafittiGugie CavalcantiPlanetário da UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina