UFSC recebe espetáculo teatral ‘Trilogia Grande Sertão: Veredas’ de 8 a 10 de agosto

01/08/2023 13:55

O ator Gilson de Barros estará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir de 08 de agosto, apresentando a “Trilogia Grande Sertão: Veredas”. Com direção do premiado Amir Haddad, a Trilogia é um recorte da obra de João Guimarães Rosa para o teatro. A produção cênica da peça foi indicada ao Prêmio Shell Rio 2023 em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.

A Trilogia inicia com a apresentação do monólogo “Riobaldo”, na terça-feira, 08 agosto, às 14h no auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos. Na quarta-feira, 09 de agosto, às 19h, é a vez da leitura dramatizada de “O Julgamento de Zé Bebelo” na Igrejinha da UFSC . Após a leitura haverá bate-papo com o ator Gilson de Barros. Finalizando a série de monólogos, será apresentado “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”, na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h no Teatro Carmen Fossari. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade. A classificação indicativa é 16 anos.

Sobre o livro

“Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerada a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da nossa literatura. O livro já virou filme e série de TV. Publicado em 1956, o livro revolucionou a literatura brasileira. Partindo da observação da linguagem popular, o escritor retratou com absoluta inventividade o sertão mineiro. Rosa dispôs da riqueza e ousadia da língua para se aprofundar reflexivamente sobre a alma humana, atribuindo ao sertão uma dimensão universal, discutindo aspectos metafísicos do homem em toda sua ambiguidade.

Sobre a peça

A “Trilogia Grande Sertão: Veredas” estreou com Riobaldo em março de 2020, no Espaço Cultural Sérgio Porto. Uma semana depois, teve a temporada cancelada em decorrência da pandemia. A peça manteve sua interlocução com o público por meio de lives entre ator e diretor, sendo pioneira nas apresentações virtuais. Em 2021, o espetáculo voltou a ter temporadas presenciais – inicialmente no Rio de Janeiro – e no ano seguinte iniciou sua turnê pelo país.

Sobre Gilson de Barros

Gilson é ator, gestor e dramaturgo. Hoje, aos 62 anos, dedica-se integralmente ao teatro, seja no palco ou fora dele. Estudou na UniRio bacharelado em Artes Cênicas, e trabalhou com diretores conhecidos, como Augusto Boal, Luiz Mendonça, Mário de Oliveira, Domingos Oliveira e o próprio Amir Haddad com o qual estabeleceu parceria artística na “Trilogia Grande Sertão: Veredas”.

Participou como ator de mais de 25 peças e ganhou ainda o prêmio de melhor ator no Festival Inter-regional de Teatro do Rio – 1982, e o prêmio de melhor ator do Festival de Teatro – SATED/RJ – 1980.

Sobre as apresentações

Riobaldo | Personagem central do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, o ex-jagunço Riobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto Fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto Fáustico e o converteu em um “homem de bem”.

Leitura dramatizada de “O Julgamento de Zé Bebelo”, seguida de bate-papo | O ator Gilson de Barros, um estudante de Rosa, propõe a leitura dramatizada de um recorte do romance: a peça “O Julgamento de Zé Bebelo”, onde acontece o “julgamento legal” de  Zé Bebelo, um chefe jagunço inimigo. Ao final da leitura, haverá um bate-papo.

“O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho” | Riobaldo, um ex-jagunço, hoje um velho fazendeiro, conversa com um interlocutor (o público). Nesse encontro, cheio de filosofia, ele conta passagens sua vida e reflete sobre a dialética: bem e mal.  Na juventude, por amor a Diadorim, e para conseguir coragem e força, fez o que julga ser um pacto Fáustico. Durante a narrativa, o personagem se vale de várias histórias populares para questionar: “o diabo existe?”.

A apresentação da “Trilogia Grande Sertão: Veredas” é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE/UFSC), e da Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET/UFSC).

Mais informações na página da SeCArtE ou pelo telefone (48) 3721-2376.

Tags: Amir HaddadArte e EsporteGilson de BarrosGrande Sertão: VeredasPGETPós-graduação em Estudos da TraduçãoSeCArteSecretaria de CulturateatroUFSC