Estudante da UFSC Blumenau é convocada para Seleção Brasileira de Flag Football

16/08/2023 07:23

A estudante do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – campus Blumenau, Bruna Luíza Martini Quost, é uma das 58 atletas convocadas para a Seleção Brasileira Feminina de Flag Football. A convocação foi anunciada no dia 11 de agosto e o primeiro encontro da equipe ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro, em Curitiba (Paraná), quando iniciam os treinamentos para o Mundial de Flag Football, que acontece em julho de 2024, na Finlândia.

O Flag Football é uma variação do futebol americano tradicional. As regras são bem parecidas e o objetivo também é o mesmo: avançar a bola pelo território adversário e alcançar o final do campo para marcar pontos. A principal diferença é em relação ao contato físico entre os jogadores. No Flag Football, não é permitido parar o adversário com o corpo. Para parar uma jogada e impedir o avanço do oponente, é necessário retirar uma das fitas que os atletas usam presas na cintura. Isso torna o esporte mais seguro e até mais acessível, já que não é necessário utilizar o equipamento de segurança do futebol americano tradicional, que tem um custo bem alto.

Bruna, de 21 anos, conta que conheceu o Flag Football há cerca de cinco anos, quando uma amiga de colégio a convidou para um treino em Corupá, no norte do estado. “Desde então eu me apaixonei pelo esporte e nunca mais parei de treinar. Já competi em Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Manaus. Em outubro vou jogar a Copa Sul no Rio Grande do Sul e mais além, em novembro, conseguimos vaga no campeonato nacional em São Paulo”, destaca Bruna, que atualmente é diretora e jogadora no time Sirius Breakers, que reúne atletas de Blumenau, Jaraguá do Sul, Corupá e São Bento do Sul.

A atleta acredita que a convocação para a seleção brasileira é o resultado de sua dedicação e comprometimento com o esporte. “A sensação é indescritível, sempre sonhei em entrar na seleção desde que comecei a jogar. Quem me conhece sabe que todo fim de semana estou treinando, estou sempre na academia e organizando coisas relacionadas ao time e ao meu desempenho. Essa convocação trouxe o alívio de saber que minhas escolhas foram certas e que valeu a pena abdicar de tempo em família, festa, saída com amigos para me dedicar a este sonho”, avalia a atleta.

Bruna cursa a sétima fase e conta que pretende se formar e lecionar aulas de Química. “Gostaria muito de seguir carreira profissional no Flag Football, mas isso infelizmente não é possível, pois os atletas aqui no Brasil não recebem para jogar. Então, sou feliz com a graduação que escolhi”, explica Bruna, que pretende conciliar a profissão de professora com o esporte. “O Flag Football está na lista de esportes que serão incluídos nas Olimpíadas de 2028 em Los Angeles. Meu sonho mais audacioso é participar destas Olimpíadas”, completa.

Texto: Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações do site Flag Football Brasil.

Fotos: Divulgação.

Tags: Bruna Luíza Martini QuostCampus BlumenauesporteFinlândiaFlag FootballMundial de Flag FootballquímicaSirius BreakersUFSC