Curso gratuito de formação para o enfrentamento da emergência climática recebe inscrições
O curso “Formação em ciência cidadã e cultura oceânica para o enfrentamento da emergência climática” recebe inscrições de interessados até 18 de agosto. A atividade, que é gratuita e aberta a todos, é organizada pela equipe do projeto Escolas à Beira Mar, que faz parte do programa Ecoando Sustentabilidade, formado por vários laboratórios e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de parceiros externos. As inscrições devem ser feitas neste link.
As aulas começam no dia 16 de agosto e vão até 20 de setembro, e ocorrem na modalidade on-line, por meio da plataforma de ensino Moodle, das 19h às 21h. Os participantes receberão certificado de 30 horas. O curso é coordenado por Alessandra Larissa Fonseca, professora do curso de Oceanografia da UFSC, e Maya Ribeiro Baggio, da Agência de Gestão e da Educação Ambiental (AGEA). A ementa e o cronograma do curso estão disponíveis aqui.
O objetivo da atividade é formar educadores e gestores ambientais para atuarem na educação ambiental e ciência cidadã com foco nas mudanças climáticas e restauração de ecossistemas marinhos-costeiros. A ação é fruto do Acordo de Cooperação Técnica nº 202303406, ligado ao projeto Raízes da Cooperação, executado pela Associação Nascente Maquiné (ANAMA), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da UFSC, do Instituto do Meio Ambiente de SC/Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, do Instituto Çarakura e da AGEA. Serão disponibilizadas 300 vagas. O curso é composto por 8 aulas síncronas e ao menos 3 encontros de orientação para elaboração de estratégias de ação.
“Este curso irá familiarizar os participantes sobre mudanças climáticas, além da conservação e restauração dos manguezais e ecossistemas associados. Pretendemos gerar uma rede de educadores para ações da cultura oceânica e ciência cidadã com foco no carbono azul. A partir de uma contextualização ‘global-local’ e uma perspectiva sistêmica e dialógica, buscamos incentivar a troca de saberes e o engajamento das partes interessadas, a formação compartilhada e integrada à realidade dos participantes, o uso de ferramentas e técnicas de monitoramento ambiental e planejamento pedagógico participativo”, explica a coordenadora da atividade.
Para se inscrever, acesse aqui.
Para conhecer a proposta e o conteúdo do curso, acesse aqui.
Para mais informações, acesse:
Site do projeto: Escolas à Beira Mar – Cultura Oceânica
Instagram: @raizesdacooperacao e @agea_br
Youtube: Raízes da Cooperação