Cinema Mundo exibe filme japonês sobre corpo humano e deficiência
Na próxima sessão do Cinema Mundo, parceria entre o curso de Cinema e a Biblioteca Universitária Central (BU) da UFSC, a interface de aproximação proposta pela curadoria para tratar do pós-humanismo será o corpo humano e a deficiência. O cineclube reexibirá em 6 de julho, quinta-feira, às 18h30, o filme 37 segundos, da diretora japonsesa Hikari. A sessão será no auditório da BU.
Neste longa-metragem de drama, feito pela diretora japonesa Hikari em 2019, é possível acompanhar a trajetória da jovem Yuma, artista gráfica de mangá que tem paralisia cerebral e está em busca uma vida mais autodeterminada e menos capacitista nos espaços em que transita.
O filme aborda as dificuldades da vida de cadeirante , a relação entre a filha e a mãe superprotetora, a descoberta da sexualidade, a prima que explora seu talento até uma incrível viagem à Indonésia em busca da irmã. A obra fala sobre trabalho, desejos e a possibilidade de viver a vida com emoção e aventura. A exibição comentada é gratuita e aberta à comunidade.
Os convidados para o debate são o jornalista e pesquisador Lucas Vinicio Stank da Silva e Bianca Costa Silva de Souza, da Coordenadoria de Acessibilidade Educacional/Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidades da UFSC.