‘Introdução à Astronomia: Leitura do Céu e Sistema Solar’ é tema de curso na UFSC

10/05/2023 12:08

Planetário da UFSC em Florianópolis

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e o Planetário da UFSC promovem o curso de Introdução à Astronomia: Leitura do Céu e Sistema Solar, de 15 a 26 de maio, de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30, no Planetário da UFSC. Serão disponibilizadas 38 vagas e as inscrições podem ser realizadas através do link.

Para se inscrever, é necessário pagar uma taxa: R$110,00 para comunidade e R$70,00 para estudantes. O curso dará certificado com carga horária de 20 horas.

O curso abordará temas acerca dos conceitos de Astronomia, a Esfera Celeste: Aspectos geométricos, coordenadas e movimentos e instrumentos Astronômicos, como o olho humano, os binóculos, os telescópios. Tratará também das Constelações, observações de estrelase do Sistema Solar.

Para além do Sistema Solar, o curso trará informações sobre cometas, asteroides, meteoros, a Via Láctea, galáxias vizinhas, aglomerados estelares, nebulosas.

Sobre a estrutura do Sistema Solar,  o curso abordará a distribuição da matéria, escala do Sistema Solar; a mecânica do Sistema Solar: configurações planetárias relativas ao Sol e Terra, órbitas dos planetas; o Sol: Parâmetros físicos, estrutura, fonte de energia solar; o sistema Terra-Lua: Aspectos morfológicos, dinâmica, características físicas e orbitais, os eclipses; os planetas terrestres: suas características físicas e orbitais, sistemas de satélites, exploração astronáutica; os planetas Jovianos: Características físicas e orbitais, sistemas de satélites, exploração astronáutica; os pequenos corpos: Características físicas e orbitais de cometas, asteroides e planetas gelados, matéria interplanetária e poeira cósmica; o endereço e formação do Sistema Solar: posição relativa do Sistema no Universo conhecido, nascimento e evolução.

Por fim, terá um módulo sobre a prática com telescópio e princípios da observação em equipamentos astronômicos.

Mais informações no site do GEA

Tags: astronomiaGrupo de Estudos de Astronomia (GEA)Planetário UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina