Fortaleza de Santo Antônio de Ratones reabre para visitação nesta segunda-feira, 22 de maio
Após dois anos e quatro meses em reformas, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones reabre para visitação nesta segunda-feira, 22 de maio. A obra de restauro e readequação da fortaleza foi entregue em 27 de março, mas devido a adequações técnicas ela será reaberta na próxima semana.
As obras incluíram a reconstrução dos rebocos à base de cal de todas as construções, reforma dos tetos e telhados, instalações de sanitários e um sistema de placas fotovoltaicas que fornecerá energia elétrica para todos os ambientes e equipamentos. Em um local construído para ser inacessível, a acessibilidade também mereceu atenção especial: uma passarela leva a um elevador de plano inclinado (funicular), que pode ser usado por cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção. No interior das instalações, painéis expográficos contam a história da fortificação.
Cerca de R$ 8 milhões foram investidos nas obras da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, com recursos do Fundo Nacional de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, complementados por verbas de uma emenda parlamentar do senador Esperidião Amin.
Exposição de desenhos e pinturas

Exposição “O olhar artístico sobre [o patrimônio cultural e arquitetônico d]as Fortalezas da Ilha de Santa Catarina”. Foto: Vanessa Casarin
O livro foi elaborado a partir de um projeto de extensão, desenvolvido pela graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo Miriam de Souza e pela professora do Departamento de Design e Expressão Gráfica (EGR/UFSC) Vanessa Casarin, coordenadora do projeto. A ação foi contemplada pelo Edital Bolsa Cultura em 2021.
O objetivo da obra é incentivar o desenho de observação nas fortalezas da Ilha de Santa Catarina e, assim, divulgar este patrimônio cultural e arquitetônico. A publicação digital está disponível gratuitamente neste link.
A exposição O olhar artístico sobre [o patrimônio cultural e arquitetônico d]as Fortalezas da Ilha de Santa Catarina está aberta para a visitação na Casa da Palamenta. Participe da campanha, desenhe as fortalezas e compartilhe nas suas redes sociais com a hashtag #desenheasfortalezas.
Fortalezas da UFSC
As fortalezas podem ser visitada das 8h30 às 18h30, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, (acesse mais informações sobre o horário de funcionamento). Para visitação às fortalezas de Santo Antônio de Ratones e Santa Cruz de Anhatomirim, é necessário pegar barco, serviço não fornecido pela Universidade (saiba mais sobre o transporte náutico). Não é necessário agendamento ou inscrição em lista de presença, basta chegar.
Para ingresso nas fortalezas da UFSC, é cobrada uma taxa de visitação, utilizada na manutenção dos monumentos e na estrutura de apoio ao visitante. Escolas públicas podem solicitar previamente a isenção da taxa.
A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) é o setor administrativo da UFSC, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (Secarte), responsável pelo gerenciamento, guarda, manutenção e conservação das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones, as quais se encontram sob a gestão da UFSC.
As fortalezas encontram-se abertas à visitação pública para a realização de atividades de turismo, educação, cultura e lazer. Nelas são também desenvolvidas ações de ensino, pesquisa, extensão da UFSC.
Serviço
O quê: reabertura da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones
Onde: ilha de Ratones Grande – Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Florianópolis – SC
Quando: 22/05/2023 | segunda-feira | a partir das 8h30
Informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) | fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | (48) 3721-8302
Texto: divulgação SeCArtE, com informações CFISC e Agecom/UFSC.