Instituto de Estudos Latino-Americanos promove encontro da Rede de Estudos Brasileiros
O Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela) realiza, nestes sábado e domingo, dias 29 e 30 de abril, o Encontro da Rede de Estudos Brasileiros, no Auditório do Centro de Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (CSE). O evento inicia às 14h, é aberto ao público e conta com a participação de diversos palestrantes.
A Rede de Estudos Brasileiros é uma iniciativa do Iela destinada a cumprir a função estratégica na Universidade no Brasil, sobretudo quando se considera, segundo o grupo, a urgente necessidade de nacionalização da vida intelectual no país. A partir do curso O que ler para entender o Brasil, lançado no Iela em 2022 com a participação de mais de dois mil alunos, surgiu a necessidade de elaboração de planos de ensino e ofertas de disciplinas em todos os níveis da educação.
Após inúmeras reuniões de trabalho com inscritos em todo o Brasil, foi decidido que aconteceria na UFSC, de maneira presencial, o I Encontro da Rede de Estudos Brasileiros destinado a refletir sobre o trabalho e organizar iniciativas semelhantes em todas as universidades brasileiras e escolas com as quais há alunos inscritos no projeto. Esta iniciativa, segundo os organizadores, inaugura de maneira sistemática um esforço de nacionalização da experiência universitária no Brasil especialmente na área de ciências humanas e sociais.
Confira a programação do evento:
Dia 29/ 04 Sábado
14h – Abertura
Conferência: A política Externa do Estados Unidos para o Brasil
Camila Vidal: professora no Curso de Relações Internacionais e seu tema de estudos são as políticas dos Estados Unidos para a América Latina.
16h
Conferência: O trabalhador escravizado na historiografia brasileira
Mario Maestri: historiador e tem uma vasta obra publicada sobre o tema da escravidão e da história brasileira.
Intervalo
19h30min
Conferência: As revoluções latino-americanas e o Brasil
Waldir Rampinelli: professor na UFSC, diretor da Edufsc e escritor dedicado a compreender as revoluções latino-americanas.
Dia 30/04 Domingo
10h
Conferência: A cultura brasileira
Gilberto Felisberto Vasconcellos: sociólogo, escritor e um estudioso da cultura brasileira.
14h
Conferência: A guerra do Paraguai e o revisionismo histórico
Alejandro Olmos Gaona: historiador e tem se dedicado ao estudo da dívida externa.
16h
Conferência: Por uma teoria do Brasil
Nildo Domingos Ouriques: economista e especialista em Estudos da América Latina.
19h30min
Conferência: O nacionalismo econômico e o Direito
Gilberto Bercovici: é professor de Direito Econômico na Universidade de São Paulo e suas pesquisas caminham na direção do debate sobre o nacionalismo, subdesenvolvimento e soberania.
Dia 01/05 Segunda-feira
9h30min
Encontro organizativo da REB