Grupo lança atividades para debater temas considerados polêmicos
O Grupo de Criminologia Crítica Vera Andrade (GCCrit/UFSC) e o Grupo de pesquisa e extensão Poder Controle e Dano Social (UFSC) abrem, na próxima quarta-feira, 5 de abril, as atividades voltadas também para o público externo do projeto de extensão Para além da polêmica: ciência e criminologia crítica. O encontro inicial será com o tema Criminologia da produção de notícias e ocorrerá às 17h30, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas. As inscrições devem ser feitas no link.
O objetivo central do projeto é promover o debate sobre temas criminológicos que têm estado presentes no cotidiano, seja nos meios de comunicação, seja nos discursos políticos, e que frequentemente têm sido qualificados como polêmicos. “Pretendemos enfrentar cada um desses temas a partir das lentes da criminologia crítica, mostrando as pesquisas mais recentes e inovadoras para aprofundar as percepções a respeito, por exemplo, da questão armamentista, descriminalização do aborto, política de drogas, entre outros”, explica a professora Marília de Nardin Budó.
Os encontros serão mensais, alguns deles presenciais e outros remotos, através de plataformas de videoconferência na internet. Além de uma pesquisadora convidada, também comporão o debate representantes dos movimentos da sociedade civil que lidam cotidianamente com essas temáticas.
Confira a agenda dos temas a serem debatidos
05/04: Criminologia da produção de notícias
26/04: Política armamentista
31/05: Política de drogas
28/06: Segurança pública
09/08: Maioridade penal
30/08: (Des)criminalização do aborto e os direitos sexuais e reprodutivos
27/09: Loucura, medidas de segurança e reforma psiquiátrica
25/10: Intolerância religiosa
O material de leitura para o primeiro encontro já está disponível aqui . Mais informações podem ser obtidas aqui.