UFSC na Mídia: professor da UFSC comenta marco de três anos da pandemia de Covid-19

15/03/2023 09:15

O professor do departamento de Saúde Pública da UFSC Fabrício Menegon lembrou, em entrevista concedida nesta terça-feira ao jornal Bom dia Santa Catarina, da NSC TV, a importância da ciência e, de modo específico, da  vacinação para o fim da pandemia de Covid-19. Ele conversou com os apresentadores sobre o marco de três anos do início da crise sanitária que abalou o Brasil e o mundo.

“A sensação é de que atravessamos um dos momentos mais difíceis das nossas vidas”, comentou. “A pandemia deixa um legado de algo que é fundamental: acreditar na capacidade das pessoas e da ciência. Se nós chegamos aqui, hoje, fizemos isso porque a ciência nos trouxe até aqui e nos ajudou muito com o desenvolvimento da vacina e de protocolos”, sintetizou.

O professor também mencionou os novos hábitos desenvolvidos pela população, que antes não faziam parte da cultura sanitária no Brasil, mas que devem permanecer para sempre. O uso recorrente do álcool em gel, por exemplo, que hoje acompanha as pessoas em frascos pequenos, na bolsa. A máscara, segundo ele, também passou a ser um elemento fundamental, embora não seja mais obrigatória.

Sobre a possibilidade de um novo surto de Covid-19 no país, Menegon lembra que as pandemias fazem parte da história da humanidade e que possivelmente outras devem acontecer. Apesar disso, ele avalia como difícil que a  Covid-19 volte ao cenário catastrófico de três anos atrás. “A vacinação foi a chave que mudou a história da pandemia”, assegurou.

Tags: Covid-19pandemiaUFSC na mídia