UFSC na mídia: projeto quer usar biodiversidade para recuperar Lagoa da Conceição

27/02/2023 18:20

Ao analisar gramas marinhas, algas e outras amostras da biodiversidade da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pretendem entender melhor a situação da vida no local e propor soluções para sua recuperação ambiental. O assunto foi tema do programa Balanço Geral, da NDTV, na sexta-feira, 24 de fevereiro.

Professor Rorig, do Departamento de Botânica da UFSC, explica a bioremediação.

Além de coletar as amostras para a análise laboratorial e produzir os ensaios, os pesquisadores também trabalham com educação ambiental. A equipe vai até escolas para tratar com os estudantes sobre a importância de preservar a Lagoa da Conceição. A interação com as crianças gerou um livro, com ilustrações dos estudantes sobre sua visão a respeito do meio ambiente e a necessidade de preservá-lo.

“A natureza até hoje nos ajudou. Foi ela quem nos alimentou, nos deu abrigo, que permitiu que a gente chegasse aqui em Florianópolis e criasse essa cidade maravilhosa. É claro que temos muitos problemas. É hora de nós identificarmos esses problemas e ajudar a natureza a nos ajudar”, diz na reportagem o professor Paulo Horta, do Departamento de Botânica da UFSC.

Para o professor Leonardo Rorig, do Departamento de Botânica da UFSC, que também deu entrevista para o programa, uma alga que se alimente de poluição na lagoa pode ser uma oportunidade de criar uma espécie de “sistema de bioremediação”, melhorando o meio ambiente com recursos da própria natureza.

Assista à reportagem completa:

Tags: BiodiversidadeecologiaFlorianópolisLagoa da Conceiçãomeio ambienteUFSCUFSC na mídiaUniversidade Federal de Santa Catarina