Observatório UFSC ganha destaque nacional na rede TransformaGov

19/01/2023 12:44

O Observatório UFSC agora consta no Repositório de Boas Práticas do setor público, pertencente à Rede TransformaGov, programa do Governo Federal que possui o objetivo de otimizar a gestão estratégica de órgãos públicos. Desde o dia 15 de janeiro, a plataforma integrada de dados da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) faz parte do Repositório de Boas Práticas, um espaço estabelecido para reconhecimento de modelos de gestão promissores. Com isso, a UFSC passa a integrar um ambiente de troca, onde será capaz de servir como modelo para outras instituições e também aprimorar sua própria performance.

O Observatório UFSC foi lançado no final de 2021, com o propósito de integrar os principais indicadores da Universidade em um único lugar. Na época, a gestão da UFSC se baseou no desempenho de outras plataformas para estruturar o projeto, conta o professor do departamento de Ciências Contábeis Fernando Richartz. Além de ter atuado como secretário de Planejamento e Orçamento (Seplan) na gestão do reitor Ubaldo Cesar Balthazar, o docente trabalhou na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), participando do desenvolvimento de uma plataforma que serviu de espelho para o que viria a ser o Observatório UFSC. “ Com o Observatório, a tomada de decisões passou a ser muito mais assertiva. Não era mais ‘Ah, eu acho isso’, ‘Ah, eu acho aquilo’. A gente passou a ter dados”, conta Fernando.

Na época, a Seplan e a Secretaria de Inovação (Sinova), em conjunto com um grupo selecionado de bolsistas de mestrado e doutorado, desenvolveram o sistema operacional que hoje ganha reconhecimento a nível nacional. Para Jacques Mick, Pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propesq), o fato do Observatório UFSC participar da rede TransformaGov é extremamente relevante, principalmente pela preocupação da UFSC em oferecer transparência e uma gestão de qualidade baseada em dados. Além disso, essa certificação também possibilitará o estreitamento de relações com outras unidades do setor público que tenham interesses semelhantes. “Além disso, a gente vai ampliar o conhecimento sobre o Observatório tanto na nossa comunidade interna e sobretudo no grupo de gestores, já que por ser uma ferramenta relativamente recente, não é todo mundo que já conhece e sabe como fazer bom uso dela”, explica Jacques.

Sobre a Rede TransformaGov:

O Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov),  instituído pelo decreto 10.382/2020, busca avaliar e modernizar a gestão estratégica de órgãos públicos federais. Dentro da iniciativa do Ministério da Economia, o repositório de boas práticas é o espaço estabelecido para reconhecimento de modelos de gestão promissores e também para aprendizado de erros dentro dessa temática.

Tags: Observatório UFSCSeplanSinovaTransformaGovUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)