UFSC participa de pesquisa brasileira sobre cooperação internacional
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicou neste mês o relatório preliminar Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi 2021), que contou com a participação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Convidada a compor a mesa técnica do evento de lançamento, a UFSC foi reconhecida como uma das instituições públicas federais com melhores práticas de cooperação internacional, destacando-se nos campos da internacionalização e da cooperação educacional e científica.
“A pesquisa Cobradi tem sido realizada pelo Ipea desde 2010 e, nesta edição, apresenta como diferenciais a possibilidade de participação das Instituições de Educação Superior (IES) e a coleta de dados sobre cooperação Sul-Sul. Decidimos que a UFSC participaria da pesquisa pela importância de conhecermos e publicizarmos a sua contribuição na cooperação internacional para o desenvolvimento. Além disso, os dados obtidos poderão ser mais um subsídio para a política institucional de internacionalização”, afirma a diretora de Relações Internacionais da Secretaria de Relações Internacionais da UFSC (Sinter), Fernanda Leal.
Desde sua implementação, a Cobradi ajuda o Governo Federal no planejamento de suas ações externas, e, a partir de 2022, a pesquisa se torna a fonte oficial de informações sobre as contribuições do Brasil para o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em outros países. Os resultados também são compartilhados regularmente com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de forma que os gastos externos brasileiros com ODS possam ser integrados àqueles dos demais países, bem como com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês), para compor as estimativas e indicadores de quantificação da Cooperação Sul-Sul.
Fernanda observa que há diversos desafios metodológicos implicados na realização da pesquisa, relacionados, principalmente, à fragmentação dos dados de internacionalização na Universidade. “Todavia, por meio da colaboração da Sinter com o curso de Relações Internacionais e do apoio de diversos setores da Universidade, como a Propesq [Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação], a Proex [Pró-Reitoria de Extensão], a Coordenadoria de Internacionalização da PROPG [Pró-Reitoria de Pós-Graduação] e a Coordenadoria de Capacitação de Pessoas da Prodegesp [Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas], temos conseguido avançar e desenhar uma metodologia que poderá, inclusive, orientar outras IES que decidam participar da pesquisa nas próximas edições.”
A professora Iara Leite, do curso de Relações Internacionais, tem coordenado o desenho da metodologia de coleta de dados e incorporado seus alunos nas análises. “O envolvimento dos estudantes é fundamental para promover a curricularização da extensão na nossa universidade, inclusive realizando atividades em sala de aula, e seria interessante levar esse modelo para outros cursos de Relações Internacionais de universidades que queiram levantar seus dados.”
“Diante da emergência de novos indicadores de avaliação da pós-graduação no Brasil, que passam a averiguar impactos sociais, consideramos importante envolver também o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSC, o que vem acontecendo por meio da destacada participação da mestranda Tayane Tjader Martins na equipe, não apenas transformando os dados em informações, mas também desenvolvendo dissertação sobre o tema”, complementa Iara.
Para o secretário de Relações Internacionais da UFSC, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, a participação da Universidade na Cobradi 2021 é resultado das boas práticas realizadas por diversos setores da instituição, bem como do esforço da equipe da Sinter em fornecer informações ao Ipea. “A UFSC foi uma das três instituições federais de ensino superior (Ifes) a compor a mesa técnica do evento, representada pela nossa coordenadora administrativa Rafaela Céspedes. A avaliação do trabalho das instituições depende fundamentalmente da qualidade e da quantidade dos dados disponibilizados. Ao inovar numa metodologia de coleta de dados de diferentes origens, a UFSC contribui para uma melhor avaliação do trabalho das Ifes”, ressalta.
“Justamente a partir de 2022, os resultados da pesquisa Cobradi passam a orientar o Governo Brasileiro no planejamento de suas ações externas, referência para o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em outros países. A confiabilidade dos dados é de suma importância para esse objetivo. Um dado interessante do relatório Cobradi 2021 é o custo por aluno equivalente em tempo integral nas Ifes, que foi de R$ 21.936,29/ano em 2021. Considerando a qualidade da formação ofertada e a assistência estudantil (RU, bolsas, moradia), trata-se de um custo extremamente baixo, demonstrando a alta eficiência da educação superior pública brasileira”, adiciona o secretário.
Cobradi 2021
O relatório preliminar Cobradi 2021 é composto por quatro capítulos. O primeiro apresenta uma visão geral da nova metodologia da pesquisa e a discussão de temas que representam desafios metodológicos para este e os próximos anos. Essencialmente destinado aos formuladores de política pública e tomadores de decisão de dentro e de fora do Governo Brasileiro, o segundo capítulo é inédito em comparação às edições anteriores do relatório. Traz os principais dados da pesquisa em um nível de desagregação intermediário, permitindo rápida leitura e compreensão das tendências da cooperação internacional brasileira em 2021.
A terceira parte é voltada aos executores das ações de cooperação e possui um nível máximo de detalhamento dos dados coletados, associando instituições, modalidades e iniciativas de cooperação. Por fim, o quarto capítulo é destinado a todos os interessados na temática de internacionalização das IES brasileiras, particularmente nas áreas de mobilidade e redes internacionais de pesquisa.
Mais informações sobre a Cobradi e o relatório preliminar, que será complementado com novos dados da UFSC até o fim de janeiro, estão disponíveis no site do Ipea. Para mais detalhes da participação da UFSC na pesquisa, confira o webinário de apresentação do projeto: