Estudantes de Licenciatura em Química realizam oficinas em escolas públicas de Blumenau

15/12/2022 08:30

As estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFSC Blumenau Beatriz Fernanda da Silva, Júlia Rezende e Maryanna Sanches Carneiro realizaram oficinas com estudantes de escolas públicas da cidade. As atividades foram realizadas nas instituições de ensino onde as licenciandas fizeram a disciplina Estágio Supervisionado I, ministrada pela professora Keysy Solange Costa Nogueira.

Uma das oficinas ocorreu no dia 1º de dezembro, na Escola de Educação Básica Adolpho Konder, com estudantes do ensino médio, e consistiu na fabricação de sabonete líquido. Maryanna conta que a ideia surgiu porque não havia esse item disponível nos banheiros da escola. “De início, eu contextualizei de onde surgiu a primeira receita de como fazer sabão. Depois apresentei os materiais que foram utilizados e, por fim, falei da reação de saponificação que transforma um éster de um ácido graxo em um sal de um ácido carboxílico e um álcool”, explica. Os estudantes, então, foram separados em grupos pequenos e cada um deles produziu cerca de 100 ml de sabonete.

Maryanna aprovou a experiência de realizar a atividade diretamente com os alunos. “Teve um peso significativo para a minha formação. Por ser a disciplina de Estágio I, só fiquei na observação do ambiente escolar durante uns dois meses e quando finalizei a atividade me senti muito bem e feliz com o resultado. Durante a prática, os alunos questionaram sobre o experimento e se mostraram bem empolgados em realizar”, relata.

Outra oficina foi realizada no dia 7 de dezembro no Centro de Educação de Jovens e Adultos de Blumenau, com estudantes que cursam o 3º bloco da disciplina de Química. O tema escolhido foi a produção de sabão utilizando óleo de cozinha usado. “Escolhemos esse tema para abordar os conteúdos de química orgânica e polímeros, além de reciclagem e descarte correto, acesso à saneamento básico e diferenças entre produtos como shampoo, sabão e sabonete. Os estudantes realizaram todo o processo de produção do sabão e depois responderam um questionário com questões pertinentes à teoria e prática da oficina”, conta Júlia.

A licencianda conta também que os estudantes se mostraram bastante curiosos sobre a fabricação de sabão. “Muitos fizeram questionamentos sobre onde poderiam adquirir os reagentes utilizados, para que pudessem reproduzir a prática em suas casas. Durante as explicações teóricas pertinentes ao tema, os alunos relacionavam a prática e a teoria de modo a conectarem com situações que vivenciaram ou vivenciam em seu cotidiano e estes relatos foram compartilhados com os demais estudantes da turma”, relata.

Para Júlia, a oficina foi uma boa forma de engajar os estudantes, proporcionando um olhar diferente sobre a química orgânica. “Creio que esta tenha sido uma grande oportunidade para nos aproximarmos da prática docente, tendo maior contato com o espaço de sala de aula, os estudantes e os diferentes profissionais que fazem parte deste espaço”, avalia a futura professora de Química.

Texto: Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina