DIVULGA UFSC – 19/12/2022 – Edição 1970

19/12/2022 10:55

 

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 19/12/2022 – Edição 1970
UFSC 62 anos de história

Dia 18 de dezembro marca o nascimento da #UFSC. O ato de criação da “Universidade de Santa Catarina” foi efetivado pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek ao sancionar a Lei nº 3.849, de 18 de dezembro de 1960. Cinco anos depois, a designação “Federal” seria incorporada ao nome. De lá para cá muita coisa mudou. Crescemos, expandimos nossa estrutura para além de Florianópolis e conquistamos mais #diversidade para nossa comunidade acadêmica. Essa riqueza plural nos conferiu mais dinamismo, força e resiliência para navegarmos mesmo nos mares mais revoltos possíveis. Se este ano não foi um ano de grandes comemorações para a #educação pública superior, mais alvo de ataques do que de reconhecimentos de seu papel vital para a #ciência e #tecnologia nacional, celebremos então o simples fato de estarmos aqui.


UFSC e MCTI apresentam equipamentos para fabricar alimentos em pó

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) inaugurou no dia 14 de dezembro a unidade demonstrativa do projeto Cadeias Produtivas do Açaí e Cupuaçu: Fábrica Sustentável de Alimentos em Pó em Pequena Escala. A planta está instalada no Laboratório de Propriedades Físicas dos Alimentos da UFSC, em Florianópolis. O processamento para obtenção de polpa em pó possibilita o desenvolvimento de novos produtos alimentares, cosméticos e farmacológicos, e irá beneficiar famílias de pequenos produtores de açaí e cupuaçu na região amazônica. Continue a leitura>>.

TV UFSC prepara divulgação digitalizada de acervo audiovisual de cerca de três mil mídias

A TV UFSC iniciou, em outubro de 2021, um projeto de digitalização do seu acervo audiovisual, em um projeto que busca disponibilizar à sociedade todo o seu conteúdo atualmente armazenado em fitas de vídeo e outras mídias analógicas. São cerca de três mil mídias sendo digitalizadas, organizadas e disponibilizadas. O objetivo é preservar, resgatar e dar visibilidade ao conteúdo histórico da TV, além de inserir vídeos do acervo na programação da TV. A previsão de conclusão do processo de digitalização e lançamento do material é 2023. Continue a leitura >>.



Gestão

Chamada Interna para participação de estudantes internacionais de graduação em projetos de extensão da UFSC

A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convidam os coordenadores de projetos de extensão a receberem estudantes internacionais de graduação em mobilidade na UFSC nos projetos sob sua coordenação. Acesse o formulário aqui. Mais informações: incoming.sinter@contato.ufsc.br. Continue a leitura >>.


Ensino 

Mestrado em Engenharia Têxtil da UFSC Blumenau recebe inscrições até 18 de janeiro

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil (PGETEX) da UFSC Blumenau está com inscrições abertas para seleção de novos alunos para ingresso no trimestre 2023.1 no curso de mestrado. Estão sendo ofertadas 15 vagas para pesquisadores que desejam aprofundar seus conhecimentos na área de Desenvolvimento de Processos e Produtos Têxteis. Cinco vagas são reservadas para ações afirmativas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18 de janeiro. Continue a leitura >>.

 

Inscrições para seleção de mestrado e doutorado em Engenharia Química podem ser realizadas até dia 27 de janeiro

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina está com processo seletivo aberto para mestrado e doutorado, com início no primeiro semestre de 2023. Os interessados devem se inscrever até dia 27 de janeiro de 2023, por meio deste link. Serão disponibilizadas 22 vagas para mestrado e 24 para doutorado. Continue a leitura >>.

 

 
UFSC Joinville: Abertas inscrições para mestrado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PPGESE) da UFSC, campus Joinville, está com inscrições abertas para o processo de seleção no mestrado. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 5 de fevereiro. As inscrições podem ser realizadas pelo Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação (Capg). São disponibilizadas 15 vagas e o edital está disponível na página do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Eletrônicos. Continue a leitura >>.


Extensão

UFSC na Mídia: professora da UFSC fala sobre letalidade do veneno da cobra Coral

A professora de Patologia e Toxicologia, Marlene Zannin, atualmente aposentada da UFSC, explicou ao Portal NDMais como funcionam os efeitos do veneno da Micrurus corallinus, espécie de cobra coral verdadeira cujo veneno é considerado o mais letal do Brasil, pela velocidade que se espalha pela corrente sanguínea e a gravidade dos danos causados ao sistema nervoso. A professora atuou no Departamento de Patologia do Centro de Ciências da Saúde da UFSC e no Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) até sua aposentadoria. Confira a matéria completa.

 

Projeto de extensão divulga cartilha para produção de peças a partir de resíduos têxteis

O projeto de extensão Tecendo Sustentável, da UFSC Blumenau, lançou nesta semana uma cartilha que ensina como produzir peças a partir da reutilização de resíduos têxteis, por meio do tear manual. O objetivo do ação é transmitir para comunidade como aproveitar resíduos da indústria têxtil para a fabricação de novos artigos, gerando renda e reduzindo o impacto que os resíduos sólidos causam no meio ambiente. Para acessar a cartilha, clique aqui.

 

Projeto realizado por discentes da UFSC promove oficina sobre a Wikipedia para estudantes do Amazonas

O Projeto Mais Teoria da História na Wiki, realizado em parceria entre o Núcleo de Estudos em Políticas da Escrita, da Memória e da Imagem (NEPEM) da UFSC e a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH), com financiamento da Fundação Wikimedia, promoveu nos dias 30 de novembro e 14 de dezembro, duas oficinas com estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Com o objetivo de apresentar as estratégias colaborativas para uma boa edição de verbetes e escolha de fontes, a oficina ministrada por estudantes de História da UFSC desmistificou a ferramenta e pode ter oficinas agendadas por interessados através dos contatos do Projeto Mais Teoria da História na Wiki: teoriadahistorianawiki@gmail.com e no Instagram @teoriadahistorianawiki.


Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina