Pesquisa sobre depressão e atividade física recruta voluntários

22/11/2022 16:15

O Projeto Vincular seleciona voluntários para participar da pesquisa Efetividade de um programa de aconselhamento nos sintomas de depressão e nos comportamentos de movimento das 24 horas em adultos com sintomatologia depressiva. A ação faz parte da tese de doutorado da pesquisadora Cecília Bertuol, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Podem se inscrever pessoas com sintomas depressivos, com idade entre 20 e 59 anos, que possuam dispositivo eletrônico (como computador, tablet ou celular) com câmera e microfone instalados e que tenham acesso à internet. Para participar é necessário realizar inscrição pelo formulário.

A pesquisa é dividida em etapas remotas e presenciais. Inicia-se com a aplicação de um questionário on-line, seguido de um questionário complementar presencial e da utilização de um pequeno sensor de movimento por sete dias para medição da atividade física habitual, de comportamento sedentário e sono. O equipamento será entregue pelos membros da pesquisa no mesmo dia da aplicação do questionário presencial.

O projeto busca avaliar a efetividade de uma intervenção, baseada na Teoria da Autodeterminação, nos sintomas de depressão e no comportamento ativo de adultos. A ideia é que o estudo possa contribuir com a redução de sintomas depressivos a partir de mudanças nos níveis de atividade física e em fatores relacionados às necessidades psicológicas básicas. Cabe mencionar que o questionário utilizado para a verificação dos sintomas depressivos não substitui o diagnóstico de depressão, realizado por profissionais da área médica.

Todos os participantes terão acesso aos resultados do estudo, e, caso haja a comprovação de eficácia do programa de aconselhamento, os pesquisadores disponibilizarão a intervenção ao grupo controle posteriormente, visando estender o benefício a todos os participantes. Todas as informações coletadas serão mantidas em anonimato e armazenadas em local seguro, resguardando o sigilo.

Tags: atividade físicadepressãoPPGEFPrograma de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)saúdeUFSC