Grupo de Estudos de Astronomia realiza palestra sobre buracos negros supermassivos

22/11/2022 17:48

Foto: ESO/M. Kornmesser/Reprodução

O Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (GEA/UFSC) promove a palestra Buracos negros supermassivos e seus impactos sobre a evolução das galáxias nesta sexta-feira, 25 de novembro, às 20h, no Planetário da UFSC, localizado no Bosque, atrás do Restaurante Universitário. O evento é gratuito e aberto a todo o público. É obrigatório o uso de máscaras.

O palestrante é o professor Daniel Ruschel Dutra, do Departamento de Física da UFSC. Ele abordará a existência dos buracos negros supermassivos, apresentando um resumo de como os estudos chegaram ao presente entendimento acerca do fenômeno. Discutirá também alguns pontos ainda não completamente esclarecidos relacionados à conexão entre o núcleo galático ativo e sua galáxia hospedeira, abordando principalmente três aspectos da pesquisa atual na área: 1) estudos observacionais do meio interestelar; 2) simulações computacionais de sistema dinâmicos; e 3) análise de AGNs que apresentam grandes variações na sua emissão em períodos de anos ou menos.

As palestras sobre astronomia ocorrem todas as sextas-feiras, sempre às 20h. A programação completa está disponível no site do GEA. Mais informações no grupo do Facebook ou pelo e-mail gea.cfh@contato.ufsc.br.

Notícia atualizada em 23 de novembro, às 16h55, para alteração do local da palestra

Tags: astronomiaburacos negrosGrupo de Estudos de Astronomia (GEA)planetárioUFSC