Fórum global sobre riscos de desastres começa nesta segunda (28)

25/11/2022 14:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará parte da programação do Fórum Global Understanding Risk (UR22), que ocorre de 28 de novembro a 2 de dezembro. Com patrocínio de instituições como Google e Nasa, o evento reunirá uma comunidade internacional de especialistas e profissionais da área de identificação de riscos de desastres. A programação conta com atividades on-line e presenciais, em diferentes locais de Florianópolis, e inclui mais de cem sessões técnicas com especialistas de todo o mundo, plenárias, palestras, demonstrações de tecnologia e performances artísticas.

Esta é primeira vez que o Brasil receberá o Fórum Global, voltado a acadêmicos, políticos, representantes do setor privado e de organizações comunitárias. Durante cinco dias, a conferência apresentará os mais recentes conhecimentos e inovações na área de gestão de risco de desastres, abrangendo tópicos que vão desde sistemas de alerta precoce até resiliência urbana, comunicação e financiamento do risco. Realizada em 2020, a última edição registrou cerca de 2,6 mil participantes de 179 países e, ao longo de três dias, contabilizou 138 horas de conteúdo, distribuídas em 120 sessões com 534 palestrantes.

Faça sua inscrição no site do evento

O evento será organizado pela Prefeitura de Florianópolis, Banco Mundial e Mecanismo Global para Redução e Recuperação de Desastres (GFDRR), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Entre os expositores do evento em Santa Catarina estão Google, Nasa, TikTok, Canada, Image Cat., Anticipation Hub, Programa de Resiliência de Cidades, Parceria Digital Earth, entre outros. Representantes da Google e da Nasa também participarão de sessões com a apresentação de temas técnicos com foco em gestão de risco.

A programação

A cerimônia de abertura ocorre na segunda-feira, 28 de novembro, na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, mantida pela UFSC e localizada no Norte da Ilha de Santa Catarina. A conferência principal será promovida entre nos dias 29 e 30 de novembro no P12 Parador Internacional, em Jurerê Internacional. Já as atividades do Focus Day serão realizadas no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancelier de Olivo, na UFSC, no campus da Trindade.

Os eventos do Focus Day incluem workshops focados em desafios, hackathons, treinamento, lançamentos de livros, relatórios e iniciativas, demonstrações de inovação, reuniões e seminários. O idioma oficial da programação é o inglês. Pode haver, porém, algumas sessões em outros idiomas, principalmente o português, conforme descrição no site do evento.

O campo temático a ser debatido na conferência compreende: resiliência urbana e costeira; alerta precoce e ação antecipada; analytics e gestão de riscos; proteção social adaptativa; infraestrutura resiliente; recuperação resiliente; comunicação de risco; riscos hidrometeorológicos; tecnologia disruptiva; soluções baseadas na natureza; gestão de riscos de desastres de saúde pública; e gestão de riscos inclusiva.

O Understanding Risk

O Understanding Risk (UR) nasceu em 2010, a partir do reconhecimento de que a avaliação e a identificação de riscos de desastres são atividades que atravessavam setores e indústrias. Hoje forma uma comunidade de mais de 15 mil especialistas e profissionais de mais de 200 países. A rede tem como intuito inspirar inovação, compartilhando e aplicando as melhores práticas, desenvolvendo soluções tecnológicas e viabilizando parcerias intersetoriais. O Fórum Global acontece a cada dois anos, mas há eventos secundários menores nos níveis municipal, nacional e regional. As atividades reúnem um grupo diversificado de pessoas dos setores privado, público, sem fins lucrativos, de tecnologia, pesquisa e acadêmico.

Confira o vídeo com os destaques da edição 2020:

 

A América do Sul foi escolhida para sediar esta edição do evento devido ao fato de enfrentar múltiplos perigos naturais e processos socioeconômicos e ambientais que colocam a região como uma das mais vulneráveis a desastres do mundo. Na proporção em que aumentam a frequência e a magnitude dos impactos dos desastres, os riscos para o desenvolvimento seguro tornam-se maiores, representados por prejuízos desde a segurança alimentar até a perda de meios de subsistência – consequências que podem afetar uma parcela significativa da população nas próximas décadas. De acordo com os organizadores do UR22, o Brasil oferece uma oportunidade excepcional para o mundo aprender com a região e vice-versa, além da possibilidade de contribuir com o fortalecimento da agenda de desenvolvimento sustentável, passando da compreensão do risco à ação sobre a resiliência a desastres.

Mais informações no site do evento.

Tags: UFSCUnderstanding Risk Global ForumUniversidade Federal de Santa CatarinaUR22