Mestrandos da UFSC Blumenau conquistam prêmios em evento internacional

04/10/2022 17:50

Três mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Blumenau, foram premiados no XX Brazilian MRS Meeting, encontro anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat). O evento foi realizado na última semana, de 25 a 29 de setembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, e reuniu estudantes e pesquisadores em Ciência dos Materiais de todo o mundo.

A mestranda Ana Carolina Dalila Steil conquistou dois prêmios: melhor apresentação oral na categoria Eletrônica orgânica, fotônica e bioeletrônica: fundamentos, aplicações e tecnologias emergentes e o ACS Publications Prizes, que seleciona as melhores contribuições estudantis de todo o evento, sendo cinco pôsteres e cinco apresentações orais. O trabalho premiado foi PLA/PPy composite nanofibers by solution electrospinning for the development of electrochemical sensors (Nanofibras compósitas de PLA/PPy fabricadas por eletrofiação via solução para o desenvolvimento de sensores eletroquímicos), orientado pela professora Daniela Brondani e coorientado por Claudia Merlini.

Ana conta que sua pesquisa atua na detecção e quantificação de dopamina, um neurotransmissor importante na regulação do sistema nervoso central. Quando encontrada em baixos níveis no corpo, pode levar a uma série de doenças, como estresse, depressão e doença de Parkinson. “Sensores eletroquímicos são pequenos dispositivos capazes de detectar uma substância de interesse em poucos minutos. Esses sensores são muito práticos, apresentam baixo custo e são portáveis. Entretanto, em muitos casos não apresentam a sensibilidade necessária para a detecção de moléculas ou marcadores de doenças, por exemplo. Assim, o projeto consiste na modificação de um sensor eletroquímico com nanofibras para melhorar sua sensibilidade”, explica.

“Este projeto é bastante desafiador, principalmente por eu ser formada em Engenharia de Materiais e estar buscando uma aplicação na Química Analítica. Tanto o processo de fabricação do sensor quanto a área de aplicação, que envolve eletroquímica, possuem seus desafios. Passamos por muitas dificuldades até encontrar o material e o método otimizado, o que é natural na pesquisa, em especial se queremos desenvolver algo inovador e ao mesmo tempo competitivo com o que já é encontrado na literatura”, acrescenta Ana.

Allan Marciel Döring levou o prêmio de melhor apresentação oral na categoria Materiais magnéticos e supercondutores, com o trabalho The diffusion process of La, Fe and Si through the La(Fe,Si)13 phase – a Fick’s 1st law-based approach (O processo de difusão do Lantânio, Ferro e Silício, pela fase La(Fe,Si)13 – uma abordagem baseada na primeira lei de Fick), orientado pelo professor Cristiano da Silva Teixeira. A pesquisa foi tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de graduação em Engenharia de Materiais da UFSC Blumenau.

“Fiquei muito feliz e emocionado, afinal essa foi minha primeira apresentação em inglês, e minha primeira apresentação oral em um congresso. Foi meu orientador que me incentivou a fazer a apresentação oral, e hoje agradeço pelo voto de confiança. Ter recebido essa premiação também me fez pensar o quanto a pesquisa aqui de Blumenau está avançada, e como minha formação aqui na UFSC me preparou para esse momento, e para todos que ainda estão por vir”, avalia Allan.

Já a mestranda Julliany Louise Silva Hurbano Carvalho recebeu o prêmio de melhor pôster na categoria Eletrônica orgânica, fotônica e bioeletrônica: fundamentos, aplicações e tecnologias emergentes, com o trabalho Study of self-assembly structures based on carbon quantum dots (Estudo de estruturas auto-organizadas baseadas em pontos quânticos de carbono), orientado pela professora Lara Fernandes dos Santos Lavelli e coorientado pelo professor Lucas Natálio Chavero.

Julliany conta como foi receber a notícia do primeiro prêmio da sua carreira acadêmica. “Eu fiquei bem empolgada e emocionada, foi um momento muito especial para mim. Sou muito grata a Deus, aos meus orientadores, ao meu esposo Brendo Carvalho, à coordenação do PPGNPMat e à UFSC Blumenau por acreditarem, investirem e me apoiarem nessa jornada”, comenta a mestranda.

Confira a lista completa dos trabalhos premiados no evento.

 

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau
Fotos: arquivo pessoal

Tags: Campus Blumenauevento internacionalMestrandos da UFSCPPGNPMatpremiaçãoPrêmioPrograma de Pós-Graduação em Nanociência Processos e Materiais AvançadosUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina