‘UFSC Blumenau de Portas Abertas’ recebe mais de 400 alunos de ensino médio

19/09/2022 14:58

Mais de 400 alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares participaram da primeira edição do UFSC Blumenau de Portas Abertas, evento realizado na semana passada, entre 12 e 15 de setembro. O objetivo principal foi aproximar o campus da sociedade, especialmente dos estudantes de segundo e terceiro ano que estão se preparando para ingressarem na Universidade.

Os visitantes foram recebidos no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira pelo diretor da UFSC Blumenau, o professor Adriano Péres. Ele falou brevemente sobre os cursos que o campus oferece, do programa de assistência estudantil da UFSC e também do vestibular, que está com inscrições abertas até 13 de outubro. “Estamos muito felizes de recebê-los. O que vocês vão ver é apenas uma parte da nossa estrutura. Sejam bem-vindos e aproveitem essa experiência”, disse o diretor na ocasião.

Alunos acompanharam apresentações e experimentos realizados por alunos dos cursos, professores e servidores

Na sequência, os estudantes foram divididos em grupos fizeram uma visita, guiada por monitores, a alguns laboratórios do campus, onde puderam acompanhar apresentações e experimentos realizados por alunos dos cursos, professores e servidores técnico-administrativos. Cada coordenação preparou uma experiência diferente para os visitantes, que também levaram folders dos cursos de interesse.

Bruna Cristina Beltrão, de 18 anos, visitou o campus durante o evento

A estudante Bruna Cristina Beltrão, de 18 anos, foi uma das participantes do evento. Cursando o terceiro ano do ensino médio na Escola de Educação Básica Adolpho Konder, ela conta que não conhecia os cursos. “Eu não tinha noção de como eram os cursos ofertados aqui. Agora que deu para conhecer um pouco melhor, estou considerando a opção de vir estudar aqui”, disse. Entre os cursos, um deles chamou mais a atenção da estudante. “Fiquei impressionada com a Engenharia Têxtil. É incrível ver a quantidade de processos envolvidos na fabricação de tecidos e de roupas. É uma coisa tão comum no nosso dia a dia e não fazemos noção de quanto estudo tem por trás”, completa.

A realização do UFSC Blumenau de Portas Abertas foi idealizada pelo Comitê Permanente de Divulgação na Rede Escolar (Copere). A ideia é que novas edições do evento sejam realizadas nos próximos anos, sempre durante o período de inscrições para o Vestibular da UFSC.

Texto: Serviço de Comunicação e Eventos Institucionais | UFSC Blumenau

Tags: UFSCUFSC BlumenauUFSC Blumenau de Portas AbertasUniversidade Federal de Santa Catarina