Reitoria recebe exposição fotográfica ‘A poética da infância na cultura Guarani’

19/09/2022 15:21

Tem início nesta quarta-feira, 21 de setembro, a exposição fotográfica A poética da infância na cultura Guarani, às 14h, no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A mostra, que segue até 21 de outubro, apresenta registros fotográficos de crianças da etnia Guarani. A programação do evento inclui, ainda, rodas de conversa, lançamentos de livros e sessão de cinema.

As fotos expostas são de duas estudantes e uma professora da UFSC: Joana Vangelista Mongelo, aluna indígena que faz doutorado em Estudos da Tradução, com  participação da estudante de Pedagogia Rethe Lopes; Silvana Minduá Vidal Veríssimo, mestranda em Educação; e Monica Fantin, professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação.

A curadoria foi compartilhada por Fabíola Cirimbelli Búrigo Costa, José Douglas Alves dos Santos, Leo Nogueira Paqonawta e Telma Anita Piacentini, e contou com a contribuição, na equipe de apoio, de Ana Cláudia Mota Estevam, Harlen Cardoso Divino e Viwanou Paterne Legendre Agossou e de Caroline de Brito Meneses na edição das imagens. 

Confira a programação: 

21 de setembro
14hroda de conversa com autoras e equipe de curadoria – participação especial de Antonella Tassinari, Dorothea Darella, Laura Parintintin e lideranças das aldeias
Local: Auditório da Reitoria 

15h – abertura oficial da exposição
Local: Hall da Reitoria 

15h – Lançamento de livros
Encontro: culturas, crianças, museu e educação (organizado por Telma Piacentini e Monica Fantin) e Episódios de aprendizagem situada e multiletramentos na escola, na pesquisa e na formação (organizado por Monica Fantin e Pier Cesare Rivoltella)
Local: Hall da Reitoria 

19 de outubro
14h – roda de conversa com Daniel Munduruku e Ana Felícia Guedes Trindade
Local: Auditório da Reitoria 

20 de outubro
14h – sessão Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Kuri ha Akae Ovy – A araucária e a gralha azul (Izabel Tiemi e Giovani T. Viecili, PR, animação, 2022, 16 min)
Cem Pilum – A história do dilúvio (Thiago Morais, AM, animação 2022, 08 min e 27 seg)
Toda Menina Baiana (Cecília Amado, BA, documentário, 2021, 24 min e 23 seg)
Local: Auditório da Reitoria

Tags: exposição fotográficaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina