Evento sobre a obra de Portinari marca lançamento de livro
Um evento com diversas atrações pedagógicas, artísticas e culturais marcará o lançamento do livro Infância e Educação do Corpo na obra de Portinari, de Fábio Machado Pinto, Melissa Weber e André Costa, no dia 8 de setembro. A programação do II Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari será realizada no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), das 8h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site. Os participantes receberão um certificado de 10 horas complementares.
O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC e o Projeto Portinari, dirigido por João Candido Portinari (fundador e diretor-geral do Projeto Portinari) e Guilherme de Almeida (coordenador do Núcleo de Arte e Educação), entre outros.
Na ocasião, o Projeto Portinari ofertará à UFSC o Catálogo Raisonné de Cândido Portinari, uma obra em cinco volumes lançada em 2004 que apresenta quase 5 mil obras do pintor, entre pinturas, desenhos e gravuras. O professor João Cândido Portinari, filho do artista, estará presente na abertura do evento, de forma virtual. Outra atração do evento será a exposição do “Carrosel Raisonné”: 9h de imagens da obra de Portinari dedicadas às crianças e jovens. Este material é um extrato do que está sendo realizado no Rio de Janeiro (RJ) em comunidades de periferia.
O livro Infância e Educação do Corpo na obra de Portinari é resultado de uma série de encontros e ateliês de escritas realizadas pelos professores e estudantes de escolas e universidades públicas, além de outros agentes comunitários e familiares, durante os anos de 2020 e 2021. Eles se reuniram para estudar, refletir, planejar e realizar atividades educativas sobre aspectos da obra de Candido Portinari que se relacionam com a infância, o corpo e a educação.
Sobre o projeto
O Projeto teve início em julho de 2019 como iniciativa da área de Educação Física do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da UFSC (MEN/CED/UFSC), do projeto PIBID – Educação Física da UFSC e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade contemporânea. O grupo planejou, realizou e produziu relatório sobre as experiências educativas interdisciplinares em três unidades da Rede Pública Municipal de Florianópolis/SC: EBM Beatriz de Souza Brito, EBM Brigadeiro Eduardo Gomes e NEIM Campeche.
O objetivo de promover uma relação entre Universidade e a educação básica pública, ambas para além de seus muros, indo ao encontro da comunidade, também se fez interdisciplinar, ao promover uma relação forte entre as disciplinas escolares, especialmente aquelas que se encontram na Área das linguagens. O Projeto é de formação humana intergeracional que contemplou escolares, estudantes em formação inicial e docentes em formação continuada, entre outros sujeitos da comunidade escolar. Uma concepção de educação ampliada, em que os conhecimentos relacionados a estética, a ética, os conceitos e as práticas, são articulados por meio da arte brasileira, nossa história e cultura, tendo o artista Candido Portinari como um daqueles que ensinou a olhar para o país, a terra e gente, com maior sensibilidade e comprometimento social.
Este projeto busca contribuir para promoção de uma pedagogia comprometida com a emancipação humana, o pensar por si mesmo, fundamental nos processos de transformação social, como também para reflexão sobre a educação pública, sobretudo destinada às classes populares. Em tempos de luta social e política por direitos de acesso e de educação de qualidade na educação, com efetiva democratização dos saberes e conhecimentos elaborados e historicamente produzidos pela humanidade, este projeto surge como uma estratégia didático-pedagógica, coletiva e interdisciplinar, colaborativa e transformadora, promotora do estudo, reflexão e resgate de princípios e valores humanos universais como os preconizados pela ONU em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).