Estudantes de Licenciatura em Química da UFSC Blumenau realizam Ciência no Parque

27/09/2022 17:34

No último sábado, dia 24 de setembro, o Parque Ramiro Ruediger recebeu estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Blumenau, para a realização do projeto Ciência no Parque. Ao todo, 12 futuros professores participaram da ação, que faz parte do projeto de extensão A caminho da escola e de outros espaços que possibilitem o processo de ensino-aprendizagem e a divulgação científica, coordenado pela professora Keysy Solange Costa Nogueira. Durante o evento foram realizados diversos experimentos, como extração do DNA do morango, pilha (bateria) de limão, eletrólise, encher um balão sem soprar e torre de densidade. Além disso, foram compartilhadas com os visitantes do parque informações sobre os cursos de Química da UFSC Blumenau.

Crianças participam de atividades do projeto Ciência no Parque (Foto: Divulgação)

A primeira edição do evento ocorreu em 2019, antes do início da pandemia e nesta nova realização, a professora Keysy conta que ficou impressionada com o fato de que os adultos eram os que tinham mais interesse nos experimentos. Além disso, alguns jovens demonstravam conhecer conceitos básicos de Química, o que chamou a atenção dos futuros professores que participavam. “Considero que a vivência em atividades como essa contribuem para o desenvolvimento de conhecimentos inerentes à docência. Além disso, leva os licenciandos a pensarem em diferentes formas de explicar um mesmo conteúdo para diferentes públicos, como crianças, jovens e adultos”, avalia a professora.

Maryanna Sanches Carneiro, que está no 7º semestre do curso de Licenciatura em Química da UFSC Blumenau, foi uma das participantes do evento. “Foi minha primeira experiência em divulgação científica fora da universidade e superou todas as minhas expectativas. Acho que foi um evento muito importante para comunidade externa da universidade”, avalia a futura professora, relatando que várias crianças ficaram interessadas e foi um desafio explicar os experimentos para elas.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: Campus BlumenaucriançaextensãolicenciaturaquímicaUFSC