Equipe da UFSC ganha medalha de prata em competição internacional de foguetes

09/09/2022 17:24

A equipe Apex Rocketry, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Trindade, ganhou a medalha de prata em uma competição internacional de lançamento de foguetes experimentais. O segundo lugar foi conquistado na categoria de apogeu de 500m da Latin American Space Challenge (LASC) com o foguete Gravatá. A competição ocorreu em Tatuí – São Paulo, entre os dias 5 e 7 de agosto, nos quais as equipes se reuniram para realizar o lançamento de foguetes de 0.5km a 3km de apogeu, que é a altura máxima que o foguete atinge.

A LASC é a maior competição de foguetemodelismo da América Latina e contou com a inscrição de 68 projetos de 10 países em seu primeiro evento presencial pós-pandemia, sendo 58 deles de países da América Latina e 10 projetos de países de outras regiões.

Equipe Apex Rocketry (Foto: Divulgação)

A Apex Rocketry é uma equipe de competição interdisciplinar, contando com membros de diversos cursos – Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia de Controle e de Automação, Física, Ciência da Computação, entre outros. Criada em 2018, tem como foco a construção e o desenvolvimento de foguetes experimentais, sendo o Gravatá o quarto a ser construído e o terceiro a ser lançado. Todo o projeto é construído e testado por alunos da graduação da equipe nos laboratórios da UFSC, com apoio institucional e de patrocinadores.

Dentro da equipe, o objetivo é que os membros se desenvolvam intelectualmente e profissionalmente, tendo em vista que a participação nos projetos possibilita que os estudantes adquiram novos conhecimentos e também que apliquem aqueles obtidos em sala de aula.

Equipes que participaram da competição (Foto: Divulgação)

Para mais informações, acessar as redes sociais da Apex Rocketry:
> Tiktok

Tags: Apex Rocketrydequipe de competiçãoFoguete UniversitáriofoguetemodelismopremiaçãoPrêmioUFSC