Universidade promove eventos de recepção a estudantes estrangeiros e indígenas

23/08/2022 11:20

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou nesta segunda-feira, 22 de agosto, os primeiros eventos de recepção aos calouros do segundo semestre de 2022. Pela manhã, foram recepcionados no auditório da Reitoria os ingressantes refugiados e solicitantes de refúgio e os estudantes indígenas. À tarde houve a acolhida aos estudantes internacionais. No dia 26, logo após o início do semestre, haverá eventos para os alunos do campus de Florianópolis e, a partir do dia 30 de agosto, a Reitoria inicia um roteiro de viagens aos demais campi da UFSC para dar as boas-vindas aos estudantes.

Estudantes aprovados no processo seletivo para pessoas refugiadas foram recepcionados de manhã (Foto: Luís Carlos Ferrari/Agecom)

O evento de recepção aos calouros refugiados e solicitantes de refúgio teve um simbolismo especial: trata-se do primeiro grupo de pessoas nessa condição que ingressaram na UFSC por um processo seletivo específico. As boas-vindas foram dadas pela coordenadora-geral do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape), Janaína Santos, pela pró-reitora de Graduação e Educação Básica (Prograd), Dilceane Carraro, pela diretora de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), Marilise Sayão, e pela diretora de Permanência Estudantil (Prae), Cláudia Santos.

Dilceane Carraro disse aos estudantes que a entrada deles na Universidade é a concretização do primeiro processo seletivo para pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio. “Que seja uma belíssima caminhada nesses próximos anos”, afirmou. A professora Marilise contou que era do tempo em que a Universidade não era de todos e que a chegada dos estudantes refugiados mostrava que a UFSC estava se abrindo. Cláudia Santos afirmou que a política de ingresso de refugiados “fala não só de internacionalização, mas de direitos humanos e equidades”.

Alguns estudantes presentes se manifestaram e falaram da importância de ingressar na Universidade. “Estou feliz e grata com a UFSC por nos dar essa oportunidade”, disse a venezuelana Melani Nunez Peraza, que está há quatro anos no Brasil. O haitiano Agenord Bony disse que o ingresso na Universidade representava um novo capítulo em sua vida.

Em seguida, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre as políticas de ações afirmativas e equidade na UFSC e também receberam informações sobre os programas de assistência estudantil, a estrutura da Universidade e o funcionamento do Piape.

A recepção aos estudantes indígenas foi um diálogo em que os gestores da UFSC ouviram as expectativas e demandas desse grupo e também repassaram informações sobre a Universidade e o acesso aos programas e ações de permanência.

Recepção aos estudantes internacionais lotou o auditório da Reitoria (Foto: Beatriz Rohde/Estagiária Sinter)

UFSC diversa e plural

A recepção aos alunos internacionais ocorreu à tarde, também no auditório da Reitoria. O estudante de Educação Física Vanderlan da Costa Júnior fez uma apresentação de samba no pé e foi muito aplaudido. A mesa foi formada pelo reitor Irineu Manoel de Souza, a vice-reitora Joana Célia dos Passos, a pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, e a diretora de Relações Internacionais (Sinter), Fernanda Leal.

A professora Dilceane disse esperar que os estudantes aproveitassem o período de estudo, com todas as possibilidades que a UFSC oferece. A vice-reitora afirmou que a Universidade fica muito mais diversa e plural com a presença dos alunos estrangeiros. “A UFSC é uma universidade que acolhe as diferenças para enfrentar a intolerância”, disse a professora Joana.

O reitor afirmou que a UFSC tem uma tradição de acolhimento há décadas e que essa prática tem sido ampliada por diversos programas. Essa interação é importante para a política de internacionalização da Universidade, disse o professor Irineu. Ele incentivou os estudantes a participarem, além das atividades acadêmicas, de eventos sociais, políticos e culturais.

Em seguida, a aluna de artes cênicas Anna Luísa Pacheco, vestida a caráter, encarnou a “Bruxinha da UFSC Sustentável” e falou aos estudantes sobre as ações de sustentabilidade da Universidade. Ela mencionou a importância de evitar o desperdício de água, separar resíduos sólidos e ficar atento aos possíveis focos de dengue. Ao final, convidou todos a aproveitarem as praias, trilhas e belezas naturais da Ilha.

Após a exibição de vídeo institucional da UFSC, com legendas em inglês, a diretora de Relações Internacionais da Sinter, Fernanda Leal, fez uma apresentação sobre a Secretaria, os convênios bilaterais de intercâmbio e os programas internacionais de que a UFSC participa. Nathália Roth da Silva, coordenadora de Incoming da área de intercâmbio de alunos internacionais, repassou informações sobre o acesso ao Restaurante, Biblioteca e ao Hospital Universitário, além das orientações da UFSC em relação à covid-19 e os sistemas de avaliação e controle de frequência dos estudantes.

Os alunos internacionais também puderam conhecer as oportunidades e cursos oferecidos pelo Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português (Nuple), entre os quais o de português para estrangeiros, e as atividades de extensão oferecidas pelo Centro de Desportos (CDS) para toda a comunidade. O evento encerrou com a apresentação do grupo de capoeira Angola Ajagunã de Palmares no hall da Reitoria.

Tags: PiapeprogradRecepção aos calourossemestre 2022.2Sinter