Semestre inicia com recepção institucional e atividades culturais na UFSC

29/08/2022 17:55

Recepção aos calouros foi no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos (Fotos: Camila Collato/Agecom/UFSC)

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, e a vice-reitora, Joana Célia dos Passos, receberam nesta sexta-feira, 26 de agosto, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, os calouros do segundo semestre letivo de 2022, para desejarem as boas-vindas e apresentarem os recursos e possibilidades que a Universidade oferece.

A recepção foi realizada em três momentos – manhã, tarde e início da noite -, visando alcançar os (as) estudantes de todos os turnos da UFSC. Além do reitor e da vice-reitora, compuseram as mesas representantes das pró-reitorias de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), de Pesquisa e Inovação (Propesq), de Graduação e de Educação Básica (Prograd), de Extensão (Proex) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Luís Travassos.

Na abertura do acolhimento foi exibido o vídeo institucional da UFSC e, em seguida, a estudante de Artes Cênicas Anna Luísa Pacheco, interpretando a “Bruxinha da Sustentabilidade”, apresentou os projetos da Universidade na área ambiental, que buscam a gestão sustentável de resíduos e a economia de energia e água. Outra iniciativa destacada foi o projeto UFSC Solidária, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc), que estimula a doação de sangue e de medula óssea.

Integrantes da Reitoria participaram da acolhida aos estudantes (Foto: Camila Collato / Agecom UFSC)

Em sua saudação, o reitor da UFSC destacou o comprometimento da Universidade com a formação profissional e pessoal de cada aluno (a) e agradeceu aos (às) estudantes por terem escolhido a instituição. “Esperamos que esse seja o melhor momento de suas vidas. Participem ativamente da vida diária da universidade. Graças à luta da comunidade a Universidade segue entre as seis melhores da América Latina. Apesar de todas as dificuldades que as universidades federais estão enfrentando, nós estamos desenvolvendo todos os esforços para que tenhamos uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, ressaltou.

A vice-reitora, por sua vez, enfatizou a importância do envolvimento dos (as) estudantes nas atividades ofertadas pela UFSC. “A universidade é um universo de possibilidades. Vocês certamente viverão aqui uma das melhores fases de suas vidas. Então, aproveitem, vivam, curtam. Abracem as possibilidades de estudar, de ingressar nos grupos de pesquisa,  extensão e nos coletivos diversos”. E completou: “precisamos fazer da universidade um espaço possível de relações fraternas, solidárias, pautadas no compromisso com a vida, o ambiente e a segurança. Se comprometam com a universidade pública para todos e todas”.

Compartilhando da mesma visão, o diretor da Editora UFSC, Waldir José Rampinelli, convocou os (as) estudantes a se apossarem da leitura como ferramenta de libertação. Durante sua fala, ele falou sobre a criação do projeto “Livro na Praça”, que vai promover encontros com escritores entre os meses de setembro e dezembro na Praça Santos Dumont, vizinha ao campus da Trindade, em Florianópolis.

Roda de conversa entres os estudantes indígenas e as entidades que representam a UFSC (Foto: Isis Leite / Proafe/UFSC)

A Prograd, o Proafe e a Prae realizaram também um momento de acolhimento específico para os (as) estudantes indígenas em formato de roda de conversa. Na oportunidade, os (as) ingressantes puderam expor as problemáticas que vivem para permanecer na UFSC. A pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Leslie Chaves, esteve presente reafirmando o compromisso institucional de apoiá-los (as) durante toda a trajetória acadêmica.

Programação cultural

Além da recepção formal, a programação da Recepção dos (as) Estudantes 2022.2 conta com várias atrações e atividades culturais, como apresentações musicais e exposições. Nesta quarta-feira, 31 de agosto, haverá ainda uma sessão de observação astronômica no Observatório Astronômico da UFSC.