Planeta.doc Film Festival abre inscrições para professores e alunos de todo o Brasil
O Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.doc está com inscrições abertas para escolas e universidades brasileiras que queiram promover debates sobre questões socioambientais trazidas por cineastas nacionais e internacionais. A plataforma do evento disponibiliza, entre agosto e setembro, uma mostra com os 48 filmes vencedores de sua sétima edição, nas categorias Planetadoc Internacional, Planetadoc Brasil e Planetadoc Santa Catarina.
O evento segue com uma programação contínua até 31 de dezembro. A oitava edição do festival tem início em 24 de outubro, trazendo mais de 100 filmes nacionais e internacionais de caráter socioambiental. O festival abre com a realização do Planeta Doc Conferência, em formato on-line, com pensadores do Brasil e do mundo centrado na temática da sustentabilidade. Para acessar os filmes e receber todas as informações do evento, basta se cadastrar em www.planetdoc.org/cadastro.
O festival, maior do gênero do sul do país e um dos principais do Brasil, trata de toda a temática da imbricação do ser humano com a Terra, o que inclui temas polêmicos e urgentes como produção e destino do lixo, mobilidade urbana, retomada dos espaços públicos nas cidades contemporâneas, alimentação e saúde pública, movimentos sociais, exploração de territórios e biomas e um olhar aprofundado para as realidades sociais e ambientais dos quatro cantos do planeta.
A iniciativa visa promover o debate socioambiental em ambientes acadêmicos e valorizar cineastas que refletem sobre a realidade de forma independente e autônoma. Com mais de cem filmes na programação, muitos premiados em festivais do mundo inteiro, a oitava edição do PLANETA.doc está com as inscrições abertas até 31 de agosto para filmes nacionais e internacionais no seguinte link www.filmfreeway.com/planetadoc.
Confira também alguns dos filmes brasileiros da Mostra, que está disponível gratuitamente em www.planetdoc.org.
Planeta na Escola promove discussão socioambiental
O Festival Planeta.doc também disponibiliza, para toda a rede de escolas públicas (municipais e estaduais) de ensino fundamental, a Plataforma Planeta na Escola, permitindo a utilização dos filmes em sala de aula ou em formato híbrido como ferramenta de educomunicação. O objetivo é difundir temáticas relacionadas à preservação da vida por meio de filmes com foco nos desafios da sustentabilidade e apresentação de soluções que estão sendo geradas para viabilizar sociedades harmonicamente integradas ao seu meio natural.
“Nossa proposta é aliar conhecimento e arte. A emoção é necessária no processo de conhecer, e os filmes permitem um aprofundamento em questões limite essenciais, em problemáticas comuns que são vivenciadas em todas as faces da terra porque estamos numa etapa de globalização que coloca a humanidade inteira na mesma nave. Compreender estas problemáticas para dar o salto para a mudança é o objetivo do festival e do PLANETA.doc Conferência”, destaca a diretora do festival, Mônica Linhares.
A plataforma cria uma comunidade de aprendizagem, que permite aos professores compartilhar suas práticas pedagógicas e construir um projeto conjunto de utilização do cinema para fins educativos. O professor é a peça chave deste processo educativo por meio dos filmes, pois ele realiza a mediação e interpretação das obras junto aos seus alunos. E tem a oportunidade de conhecer outros educadores e compartilhar com eles projetos, ideias e soluções aplicadas em sala de aula.
Por outro lado, a parceria com as escolas permite tratar desses temas de forma contemporânea, inovadora e atraente para uma geração que está formada em uma ampla rede de comunicação audiovisual. “E, por sua vez, o público em geral tem a oportunidade de acessar filmes que estão fora do circuito comercial nos espaços culturais elencados pelo festival e aproveitar as informações que são trazidas por documentaristas do mundo inteiro”, conclui.
Escolas interessadas podem se cadastrar em www.planetanaescola.com.