Divulgada relação de estudantes selecionados para optativa ‘As Línguas da Ciência’

03/08/2022 16:41

Foi publicada no site da Secretaria de Relações Internacionais da UFSC a relação dos estudantes selecionados para a disciplina optativa As Línguas da Ciência, a primeira disciplina da UFSC ofertada em sistema COIL (Collaborative Online International Learning), de forma multicultural e interdisciplinar.

Estudantes de três campi – Florianópolis, Curitibanos e Blumenau -, representando sete centros de ensino e doze cursos de graduação foram selecionados. Além deles, haverá, no curso, 16 estudantes de graduação franceses de diversas áreas e dez alunos do Mestrado Euro-Mediterrâneo em Neurociências.

Criada em parceria com a Universidade de Bordeaux (UB), na França, a disciplina disponibilizou, para o segundo semestre, dezesseis vagas para cada instituição (UFSC e UB). Abordando o papel da ciência na sociedade, o curso incluirá tópicos como ciência e democracia, pseudociência e fake news, em uma viagem virtual pelo mundo científico, com toda sua diversidade de áreas, culturas, línguas e países.

Em sua primeira edição, em 2021, a disciplina ministrada em inglês envolveu 50 estudantes do Brasil, França, Marrocos, Tunísia e México, que produziram mais de 20 projetos colaborativos que hoje estão disponíveis no site languagesofscience.wordpress.com.

Na sua edição de 2022, que ocorrerá entre 13 de setembro a 6 de dezembro, haverá uma etapa prática, em que os alunos formarão equipes binacionais e cada grupo deverá escolher um projeto de inovação pedagógica para criação de uma ferramenta didática sobre temas como Mudanças Climáticas e Biodiversidade, Energias Renováveis, Educação, Ciência e Gênero, Ciência e Etnia; Neurociências e Produtos Naturais.

Os alunos ainda receberão orientação de um painel variado de cientistas convidados, originários da América do Norte, América Latina, Europa e África. As atividades e metodologias ficarão visíveis para o mundo todo através do site languagesofscience.wordpress.com/2022s-edition.

Tags: As Línguas da CiênciaCollaborative Online International LearningSecretaria de Relações Internacionais