Aluno da UFSC integra equipe vencedora de premiação com projeto sobre ensino musical acessível
O graduando Vitor Behnck, do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), teve seu projeto em equipe premiado na primeira edição do German-Brazilian EdTech Hackathon – Digital Education, realizado entre os dias 22 e 24 de agosto, no Goethe-Institut, São Paulo. O projeto Tech_la, vencedor do evento, propõe um aplicativo de ensino musical acessível, que inclui um dispositivo de teclas, para despertar o interesse em instrumentos musicais em crianças e jovens ainda não familiarizados com o universo dos sons.
Ao todo, 29 participantes de diversas instituições de sete estados brasileiros participaram dos desafios propostos durante os três dias de evento, que contou com o apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH). A edição teve como objetivo encontrar e propor soluções tecnológicas para os desafios atuais no ensino digital e era destinada a hackers que tiveram a oportunidade de trabalhar em soluções digitais para a área da educação. “Foi uma experiência muito rica para todos. Começamos com uma proposta para desenvolver um projeto que pudesse ser viabilizado. Tudo foi feito com muita parceria, apesar das diferentes áreas. O grupo é bem homogêneo, com administrador público, professora de música, estudante de computação, engenharia da computação e letras. Todos trabalharam em conjunto, foi um grande trabalho em equipe acima de tudo”, comenta o representante da equipe vencedora, Igor Niemeyer.
O segundo lugar ficou com o projeto Ciclos, que propõe uma plataforma de conteúdo para estimular a consciência ambiental em relação ao tema de produção, gerenciamento e descarte de lixo nos ambientes residenciais, escolares e na comunidade. A ideia é incluir tanto as famílias dentro de casa, como também os professores e colegas de escola e a vizinhança nesta proposta. A plataforma foi pensada para ser usada por professores e contém elementos de gamificação, como, por exemplo, desafios relacionados ao tema.
Durante os três dias de evento, seis grupos desenvolveram suas ideias com base em sustentabilidade, inclusão social e empregabilidade para apresentação final ao júri composto por representantes de entidades alemãs e brasileiras. O encontro, que promoveu o intercâmbio entre a expertise de mentores e organizadores alemães com hackers qualificados do Brasil inteiro, ofereceu soluções que podem ser compartilhadas ou reproduzidas facilmente por várias instituições diante dos diversos desafios atuais no ensino digital.
Os vencedores da primeira edição do German-Brazilian EdTech Hackathon – Digital Education foram premiados com certificado e convites para participar do Congresso de Inovação da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, que acontecerá nos dias 29 e 30 de de setembro em São Paulo.
> Confira a apresentação dos projetos no YouTube: