Projeto Imagine oferece disciplina em parceria com universidade francesa
O Projeto Imagine, em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), irá ofertar uma disciplina optativa The Languages of Science em conjunto com a Universidade de Bordeaux para o semestre 2022/2, com início no dia 13 de setembro e término em 6 de dezembro. Serão ofertadas 16 vagas para alunos regularmente matriculados em um curso de graduação na UFSC no respectivo semestre que sejam capazes de se comunicar em inglês, por escrito e oralmente, com condições de participar de diálogos e debates, ler artigos e redigir trabalhos acadêmicos em língua inglesa.
> Confira o site da disciplina The Languages of Science
A disciplina funciona no sistema Collaborative Online International Learning (COIL), modalidade de ensino/aprendizagem entre instituições internacionais parceiras, em que um ou mais docentes de cada universidade criam um curso a ser ministrado simultaneamente nos dois países. Os estudantes poderão desenvolver as atividades teóricas e práticas através de uma plataforma on-line que possibilita interação entre os professores e estudantes dos países envolvidos, propiciando a criação de um ambiente criativo, internacional, intercultural e inovador.
O curso, em sua parte teórica, abordará o papel social da ciência e os diferentes métodos de comunicação entre a academia e a sociedade. Em sua parte prática, os alunos serão solicitados a formar equipes binacionais e cada grupo deverá escolher um projeto prático de inovação pedagógica para criação de uma ferramenta didática inovadora.
Na edição de 2021, os estudantes produziram mais de 20 projetos colaborativos. Entre eles está o Sci-Trip, uma espécie de viagem pelo mundo da ciência com sua diversidade cultural e étnica. Cada equipe conheceu uma personalidade científica de um lugar diferente do planeta e, ao fim da disciplina, os estudantes contaram suas descobertas. O resultado pode ser conferido através do link.
Tags: Projeto ImagineSinterUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina