Professor aposentado da UFSC lança livro sobre cultura e política

14/07/2022 08:15

Na próxima quinta-feira, 21 de julho, será lançado o livro Da esplêndida amargura à esperança militante: ensaios políticos, culturais e ocasionais, de Remy José Fontana, professor aposentado do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento ocorre no Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, no Centro de Florianópolis, a partir das 19h. 

A obra debate as relações sociais, a capacidade de discernimento e projetos coletivos de transformação social. São realizadas análises tanto em questões teóricas como nos processos históricos, incluindo, especialmente, a conjuntura do tempo presente, como a pandemia e a democracia do país. Sobretudo, reafirma a esperança como um direito fundamental e irrevogável para todos. 

O autor Remy José Fontana é graduado em Administração e Gerência pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e em Filosofia pela UFSC, além de pós-graduado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Ciência Política pela University of London. Foi professor da UFSC de 1976 a 2010. No aniversário de 50 anos da Universidade, no mesmo ano de sua aposentadoria, foi homenageado pela direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) como pesquisador. Atualmente dedica-se a escrever artigos e ensaios. 

Mais informações sobre o livro, como sinopse e informações técnicas, estão disponíveis no site da editora.

Tags: aposentadoeventofilosofialançamentolivroSociologia e Ciência PolíticaUFSC