Pesquisadores da UFSC participam de evento sobre monitoramento da biodiversidade em ambientes recifais

01/07/2022 09:52

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participaram de evento promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em que discutiram estratégias de monitoramento da biodiversidade em ambientes recifais, de forma a contribuir para a estruturação do Subprograma Marinho Costeiro do Programa Monitora, executado pelo ICMBio nas Unidades de Conservação.

Participantes da Oficina do Componente Ambiente Recifal (Foto: ICMBio)

O evento foi realizado entre os dias 19 e 22 de junho no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene), na cidade de Tamandaré (PE).

Os especialistas da UFSC participaram da Oficina do Componente Ambiente Recifal do Programa Monitora do ICMBio. Andrea Freire (CCB/ECZ), Áthila Bertoncini (CCB/ECZ), Alessandra Fonseca (CFM/OCN) e Bárbara Segal (CCB/ECZ) contribuíram com seus conhecimentos técnicos e práticos sobre ambientes recifais e oceanografia na definição e priorização de indicadores de biodiversidade e habitat para a avaliação e monitoramento a longo prazo de ambientes recifais no âmbito das Unidades de Conservação marinho-costeiras do ICMBio.

Parcerias já em andamento entre a UFSC e ICMBio têm gerado importantes resultados para a conservação marinha, a exemplo do Projeto MAArE, coordenado por pesquisadoras da UFSC em Santa Catarina, que serviu de base para a construção da oficina. Além disso, a UFSC participa do Projeto PELD Ilhas oceânicas, que também trouxe importantes contribuições para a oficina e seus desdobramentos.

Tags: Ambientes recifaisbiodiversidade marinhaCCBUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina