UFSC inicia testagem de Covid-19 em pessoas assintomáticas a partir de quarta, dia 1º de junho

31/05/2022 08:09

Estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos poderão voluntariamente realizar o teste. Foto: Maskmedicare Shop | Unsplash

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciará a testagem de Covid-19 em pessoas assintomáticas no Campus de Florianópolis a partir de quarta-feira, 1º de junho. Serão disponibilizadas estrutura e equipe nas proximidades da fila do Restaurante Universitário (RU), dentro do antigo Centro de Convivência. No local, estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos poderão voluntariamente realizar o teste do tipo Rt PCR.

A ação tem como intuito identificar precocemente possíveis casos de Covid-19 e isolar essas pessoas para interromper a cadeia de transmissão. Além disso, a iniciativa pretende obter dados mais precisos sobre a transmissão do SarsCov-2 entre a comunidade universitária para subsidiar a Administração Central da UFSC na tomada de decisões.

“Foram identificados, a partir dos dados públicos macros, um aumento de casos nas duas últimas semanas epidemiológicas. Essa ação busca compreender se as medidas adotadas na Universidade estão sendo efetivas no combate a Covid-19 e ajustar as ações de combate à doença na UFSC”, afirma Paulo Eduardo Botelho, diretor do Departamento de Atenção à Saúde (DAS).

Serão realizados três ciclos de testagem aleatórias ao longo do mês de junho, nos dias 1º, 7 e 15. Nos casos em que forem detectados resultados positivos, haverá notificação junto à Vigilância Sanitária e encaminhamento para Unidade Básica de Saúde, além da recomendação de isolamento.

“É muito importante conhecer a real situação de transmissão do SarsCov-2 na comunidade universitária para subsidiar as ações de controle e mitigação, inclusive a necessidade de retroceder em atividades presenciais, caso identificado aumento fora de controle. O RU em si constitui um dos locais de maior risco de transmissão, pois os alunos precisam estar sem máscara para se alimentaram. Os resultados dessa pesquisa irão subsidiar a tomada de decisão da Administração Central”, ressalta Paulo Botelho.

Tags: Covid-19Departamento de Atenção à Saúde (DAS)Restaurante Universitário (RU)SarsCov-2testagem aleatóriaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina