UFSC na mídia: telejornal relembra história inusitada com microscópio de Fritz Müller

18/03/2022 13:56

Veja a notícia

Um microscópio que viajou da Europa ao Brasil, ajudou o naturalista Fritz Müller a fazer ciência de ponta, foi para Blumenau e passou até por um episódio de roubo foi tema de uma notícia veiculada no Bom dia Santa Catarina, da NSC TV, na manhã desta sexta-feira, 18 de março. O repórter Felipe Sales narrou o episódio, resgatado pelo professor da UFSC Mário Steindel, e destacou que o equipamento estará presente em uma exposição que ocorrerá no  Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis. A exposição 200 anos de Fritz Müller – O Príncipe dos Observadores será aberta no dia 31 de março e é uma promoção do grupo Desterro Fritz Müller Darwin 200 Anos.

A notícia narrou episódios descritos pelo pesquisador da UFSC, que escreveu um texto intitulado A Saga do Microscópio Schiek, relatando como o equipamento utilizado para realizar estudos em favor da comprovação da teoria de Charles Darwin chegou até suas mãos. O primeiro passo foi dado pelo amigo de Müller, Max Schultze, que remeteu o microscópio da Alemanha.

Quando Müller faleceu, em 1897, sua filha ficou com o material, que permaneceu entre os descendentes e foi doado por um tataraneto do cientista para o Museu de Ecologia Fritz Müller, situado em Blumenau. Pouco depois, uma reviravolta quase deu fim ao equipamento: o microscópio foi roubado. “O ladrão entrou em contato com o então diretor de patrimônio histórico de Blumenau, na época, exigindo uma recompensa com ameaça de jogar o microscópio no rio Itajaí”. Por mil dólares, o resgate foi feito e a peça voltou às mãos dos familiares de Müller.

O professor conta que não conhecia a história do microscópio – além desse, Fritz Müller usava um outro, de dissecção – e que foi graças a um amigo que conseguiu localizá-lo, no Litoral Norte de Santa Catarina. “Esta rara peça de uso pessoal do cientista, agora localizada, após as comemorações será doada novamente ao Museu Ecológico Fritz Müller, mediante garantias à sua integridade”.

Tags: Desterro Fritz Müller Darwin 200 AnosFritz MüllerUFSC na mídia