DIVULGA UFSC – 08/03/2022 – Edição 1817

09/03/2022 10:09

 

 

 

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 08/03/2022 – Edição 1817
Dia Internacional da Mulher: UFSC lança segunda edição do prêmio Mulheres na Ciência – Especial Cientistas Negras

 

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), lança neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Prêmio Mulheres na Ciência – Especial Cientistas Negras da UFSC. As inscrições estão abertas e seguem até 8 de junho, pelo site. O prêmio tem como propósito estimular, valorizar e dar visibilidade às mulheres da UFSC que fazem pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras. O objetivo é divulgar as pesquisas e pesquisadoras, e assim inspirar a comunidade científica interna e externa nas diferentes áreas do conhecimento e contribuir para diminuir a assimetria de gênero na ciência. Continue a leitura >>.


Live discute a presença das mulheres na ciência

 

O Programa de Educação Tutorial (PET) Nutrição promove, nesta quarta-feira, 9 de março, a primeira live do ano do Projeto Café com Ciência, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Com o tema Mulheres na Ciência, o evento contará com a presença de duas professoras e pesquisadoras de excelência da UFSC: Débora Peres Menezes e  Ione Jayce Ceola Schneider. A transmissão será às 18h pelo canal do Café com Ciência no Youtube. Continue a leitura >>.

SAAD UFSC convida para live do Dia Internacional da Mulher

 

A atividade ‘Março para além das Flores: Mulheres na Ciência’ contará com a participação das pesquisadoras  Valeska Zanello (PCL/UNB), Carleane Reis (PPGF/UFSC), Fernanda Borba (NUSSERGE/UFSC) e mediação de Elisani Bastos (CDGEN/SAAD). A live será transmitida pelo canal da Secretaria no YouTube, no dia 10 de março, às 15h. Haverá certificação para quem se inscrever. Saiba mais >>.


Gestão

Administração Central anuncia retomada parcial do Restaurante Universitário a partir de 14 de março

 

O reitor Ubaldo Cesar Balthazar, acompanhado do pró-reitor de Assuntos Estudantis, Pedro Manique Barreto, do secretário de Planejamento e Orçamento, Fernando Richartz e do chefe do Gabinete da Reitoria, Aureo Moraes, participou de uma audiência pública, promovida pela Associação de Pós-Graduandos (APG) e do Diretório Central de Estudantes (DCE), entidades representativas dos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na tarde desta segunda-feira, 7 de março. A reunião tinha como pontos de pauta a reabertura do Restaurante Universitário (RU) e da Biblioteca Universitária (BU), além de questões relacionadas à programação de retorno das aulas presenciais de pós-graduação, a partir desta segunda-feira, e o reinício do calendário presencial na Graduação, marcado para 18 de abril. Continue a leitura >>.

Secretaria de Relações Internacionais divulga oportunidades com inscrições abertas

 

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulga o Curso de Imersão em Espanhol da Universidad de Antioquia, na Colômbia, que será realizado entre 25 de julho a 12 de agosto de 2022, em Medellín. O curso terá seis grandes eixos temáticos que serão impulsionados por aulas com um professor colombiano e experiências de culinária, dança, cultura e ritmos colombianos. Inscrições até 25 de março.Mais informações >>.

Apufsc promove debate virtual com candidatos à Reitoria

 

A diretoria do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc) promove, no dia 10 de março, às 19h, debate entre os candidatos à Reitoria da UFSC. O convite foi enviado às três chapas homologadas pela Comeleufsc. O debate será online, com duração aproximada de 1h45, com o tema: “Questões afetas aos Docentes”. Saiba mais >>.


Pesquisa

Estudo da UFSC aponta que eliminar pinus ajuda a recompor restinga na Lagoa da Conceição

 

Espécies do gênero Pinus, popularmente conhecidas como pínus ou pinheiros-americanos, podem impactar negativamente plantas e animais nativos, alterar paisagens culturais, e reduzir a disponibilidade de recursos, como água e alimento, provocando impactos negativos também sobre o bem-estar humano. A eliminação dessas árvores chamadas de exóticas invasoras pode reduzir danos sobre plantas nativas e ajudar a recompor o funcionamento de sistemas naturais. Este foi um dos principais resultados encontrados em estudo realizado em áreas de restinga localizadas no Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, e recentemente publicado no periódico internacional Ecological Solutions and Evidence. Saiba mais >>.

Hospital Universitário da UFSC seleciona candidatos para programas de Residência Médica

A Comissão de Residência Médica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (Coreme/HU/UFSC) divulga o Edital 03/2022 do Processo Seletivo Simplificado para os Programas de Residência Médica em Hepatologia; Hematologia e Hemoterapia; Coloproctologia. São oferecidas três vagas, uma para cada especialidade. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no dia 11 de março, das 9h às 12h, na Secretaria da Comissão de Residência Médica, localizada no 3º andar do Hospital Universitário, podendo ser efetivada pessoalmente ou por procuração. Saiba mais >>.

Pós em Informática em Saúde prorroga inscrições para mestrado profissional

 

O Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGINFOS/UFSC) prorrogou o período de inscrição do processo seletivo para seu curso de mestrado profissional. São ofertadas trinta vagas para ingresso no segundo trimestre letivo de 2022, previsto para iniciar em 14 de abril. Os interessados podem se inscrever até 11 de março. Mais informações >>.


Extensão

PET Matemática e CALMA promovem Semana Acadêmica da Matemática Interdisciplinar

 

Evento contará com palestras de convidados, mesas redondas e minicursos envolvendo programação. O termo “interdisciplinar” vem para incluir pessoas que são de fora da matemática mas que possuem trabalhos que, de alguma forma, tangenciam essa grande área. Inscrições até 9 de março. Mais informações >>.

PET Letras organiza palestra sobre preparação para estágio-docência

 

“Como posso me preparar para o estágio-docência (remoto e presencial)?” é o tema da palestra promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Letras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nesta quarta-feira, 9 de março. A atividade ocorre pela plataforma Conferência Web, a partir das 17h, e terá tradução para Libras. Mais informações >>.


Cultura

Cine Paredão apresenta Mostra Ana Carolina

 

O projeto Cine Paredão da UFSC promove, ao longo do mês de março, a ‘Mostra Ana Carolina’. Todos os filmes serão exibidos on-line, e serão divulgados pelo Instagram e Facebook do projeto. Ana Carolina é uma realizadora e ser ímpar. Ave rara de lindos voos, até quando penosos, é com certeza uma das senão a maior cineasta viva em nossa cinematografia. Fez escola com o Cinema Novo, mas sua expressão se aproxima bastante do Cinema Marginal dos anos 1970, utilizando muitas vezes do absurdo para falar da realidade, principalmente a brasileira, numa crítica bem humorada e inteligente aos costumes da sociedade. Saiba mais >>.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

Tags: Divulga UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina