Professor e doutorando da UFSC lançam e-book ‘Grupos reflexivos e responsabilizantes para homens autores de violência contra mulheres no Brasil’

07/12/2021 11:41

Um professor e um doutorando daUFSC estão entre os autores do e-book “Grupos reflexivos e responsabilizantes para homens autores de violência contra mulheres no Brasil: mapeamento, análise e recomendações”, que foi lançado no último dia 30 de novembro. A obra pode ser acessada gratuitamente aqui.

Um dos autores, Adriano Beiras, é professor do Departamento de Psicologia da UFSC e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/UFSC). Outro, Daniel Fauth Washington Martins, é doutorando em Psicologia e orientado do professor Beiras. O trabalho é fruto de pesquisa realizada pelo grupo Margens, pelo PPGP e pelo Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (NPPJ/UFSC), em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e o Conselho Nacional de Justiça e Colégio dos Coordenadores (Cocevid). As outras duas autoras do e-book são Salete Silva Sommariva e Michelle de Souza Gomes Hugill, ambas do TJSC.

Sobre o e-book

Trata-se de um estudo de proporções inéditas em termos de volume de dados e iniciativas pesquisadas no tema, tanto no cenário nacional quanto internacional. O trabalho inclui recomendações e critérios mínimos para trabalhos com homens autores de violência baseados na literatura especializada. A publicação está fundamentada nos estudos feministas, estudos de gênero, estudos de masculinidades e no pensamento decolonial, a fim de criar um material atualizado e coerente com as demandas brasileiras. O objetivo do e-book é subsidiar outras iniciativas que busquem a desamarração entre masculinidades e violências, visando promover uma sociedade mais justa, equânime, solidária e livre de toda forma de opressão e discriminação.

O e-book está disponível para download gratuito aqui.

Mais informações pelo e-mail adrianobe@gmail.com

 

Tags: Adriano Beirase-bookPPGPPrograma de Pós-Graduação em PsicologiapsicologiaUFSCviolência contra mulheres