Procura-se um Leitor celebra Cruz e Sousa e contribuição artística e literária da comunidade negra

19/11/2021 15:31

O projeto de extensão Procura-se um Leitor, da Universidade Federal de Santa Catarina, convida para a live Diálogos Sobre Cruz e Sousa e a Produção Artística Catarinense, que será realizada nesta quarta-feira, 24 de novembro, às 19h, em seu canal do Youtube. O evento ocorre no mês da Consciência Negra e celebra o valor e contribuição artística e literária da comunidade negra para o país.

A proposta também é fazer um convite à reflexão sobre a problemática do racismo estrutural que persiste na sociedade. Além disso, a live ocorrerá no dia em que é comemorado o aniversário do catarinense Cruz e Sousa e tem o intuito de explorar e debater a obra do poeta por meio de produções artísticas contemporâneas.

Os convidados da roda de conversa são os agentes da cultura catarinense Eliane Debus e Robson Benta. Eliane é doutora pela Universidade do Minho (PT) e atua como professora no Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC. Ela também é responsável pela coletânea Triolé, Triolé, poemas de Cruz e Sousa, obra que reúne textos dessa forma poética do poeta catarinense. Robson Benta é professor, ator e diretor de teatro. Ministra aulas de teatro em instituições educacionais e atua profissionalmente em projetos de teatro, musicais e cinema. No projeto Cruz e Sousa para Todos, Robson produziu um audiobook e um videobook de Últimos Sonetos, ampliando a acessibilidade à obra do poeta catarinense.

Tags: consciência negraCruz e SousaProcura-se um Leitor