HU celebra 10 anos de transplante hepático

23/11/2021 14:23

Trabalhadores, pacientes e acompanhantes participaram, nesta terça-feira, 23 de novembro, de uma das celebrações propostas pelo Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) para marcar os 10 anos de transplante hepático no HU. A data foi marcada pela apresentação da Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina. Nesta quarta-feira, 24 de novembro, haverá uma ação de conscientização da população sobre a doação de órgãos.

A solenidade contou com a presença da superintendente do HU, a professora Joanita Ângela Gonzaga Del Moral, e demais dirigentes da instituição, de profissionais do Núcleo de Transplante Hepático e de pacientes que passaram pela cirurgia de transplante de fígado. Durante a apresentação, foram distribuídas mudas de árvores, doadas pela Floram, já que a ideia da equipe do Núcleo de Transplante Hepático do HU é marcar a semana com uma mensagem de esperança para quem precisa de um transplante, além de incentivar a doação de órgãos, mostrar a importância do trabalho da equipe e reforçar a importância da prevenção com as atividades da semana comemorativa.

Como parte destas atividades, também foram realizados 150 testes rápidos de hepatites virais B e C no início desta semana. Do total de testes, dois pacientes tiveram resultados positivos e foram encaminhados para consulta médica e posterior tratamento. Este tipo de ação é importante porque as hepatites B e C estão entre as principais causas de indicações para transplantes de fígado, juntamente com cirrose por álcool, cirrose por doença gordurosa não alcoólica, hepatocarcinoma e ascite refratária.

O HU realiza transplantes hepáticos desde novembro de 2011, contabilizando um total de 151 procedimentos realizados pela equipe do Núcleo de Transplante Hepático, uma equipe multidisciplinar especializada que atua em todas as fases do processo do transplante, envolvendo assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos anestesistas, médicos cardiologistas, médicos cirurgiões do aparelho digestivo, médicos hematologistas, médicos hepatologistas, médicos intensivistas, médicos pneumologistas, médicos radiologistas, nutricionistas, odontólogos e psicólogos.

Com informações da Unidade de Comunicação do HU

Tags: Hospital UniversitárioHUNúcleo de Transplante Hepáticotransplante hepático