Hospital Universitário celebra Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue com campanha de conscientização

25/11/2021 15:05

No dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, a dona de casa Lúcia de Araújo Kämpfert tem uma mensagem de incentivo: “Doar sangue é gratificante, pois você pratica um ato solidário e pode ajudar a salvar vidas. Eu mesma, que já fui doadora, nunca imaginei que um dia iria precisar de sangue e hoje recebo transfusão de duas bolsas a cada 15 dias para meu tratamento.”

Moradora da Palhoça (SC), Lúcia, é hoje uma das pessoas que recebem uma dentre um total de 400 transfusões em média, realizadas por mês no Hospital Universitário (HU-UFSC/Ebserh). O HU não coleta mais doações de sangue, mas realiza transfusões com o sangue que é doado no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc).

De acordo com a médica hematologista e hemoterapeuta do HU-UFSC, Andréa Thives de Carvalho Hoepers, coordenadora médica da Unidade de Hemoterapia do hospital, cada doador pode salvar até quatro vidas, sendo que uma doação de 450 mililitros de sangue, é fracionada em quatro componentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitados.

Estes produtos são destinados a vários tipos de pacientes: para tratar falta de oxigenação de órgãos e tecidos em casos de anemias, de doenças crônicas como doença falciforme, e em hemorragias causadas por traumas ou cirurgias; para repor componentes nos casos de pacientes com leucemia ou outros tipos de câncer. Para aqueles sob tratamento quimioterápico ou por doenças que afetam a produção de plaquetas; o plasma para reverter quadros de sangramento causado por anticoagulantes ou para pessoas com deficiência de fatores da coagulação, entre outros.

Andréa Gonçalves da Silva já foi doadora e agora recebe ferro intravenoso. Foto: Sinval Paulino.

Outra paciente do HU, Andréa Gonçalves da Silva, que também já foi doadora, hoje precisa de reposição de ferro devido a uma anemia, e vê no ato de doação um gesto de amor e solidariedade. “Eu doei pela primeira vez quando um amigo precisou e, depois, participei de um grupo chamado Mãos que Ajudam, da igreja, e nós fazíamos doações periódicas”, disse Andréa, que recebe o ferro intravenoso duas vezes por semana em seu tratamento.

“Sempre tive uma saúde boa e nunca imaginei que um dia precisaria tratar anemia, algumas pessoas chegam a precisar de sangue.  Não há como não se sentir grato por este ato”, disse.

A solidariedade é justamente a mensagem do Hemosc, que recebe as doações em seus hemocentros coordenador e regionais e repassa para os hospitais e agências transfusionais de todo Estado. Neste ano, a campanha tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”, com o objetivo de reforçar a importância da doação.

Atualmente, as doações acontecem nos postos e hemocentros do Hemosc, localizados nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão.

Para doar, é preciso agendar pelo site, e atentar para algumas recomendações, essenciais para garantir a qualidade do sangue doado.

Saiba quem pode doar sangue e plaquetas e conheça os motivos que impedem a doação no site do Hemosc.

Confira o vídeo da campanha do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue aqui.

Unidade de Comunicação Social – Hospital Universitário (HU-UFSC)

Mais informações pelo telefone: (48) 3721-8104

 

Tags: Dia Nacional do Doador Voluntário de Sanguedoação de sangueHospital UniversitárioHUUFSC