Propesq realiza live para lançamento externo do Portal de Ofertas e Demandas da UFSC

07/10/2021 13:38

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou uma live nesta quarta-feira, 6 de outubro, para fazer a divulgação externa do Portal de Ofertas e Demandas em Ciência e Tecnologia (PODe) da Universidade. O portal é uma ferramenta que tem o objetivo de conectar a sociedade com os produtos e serviços que a UFSC oferece. O evento é uma das atividades para marcar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 2 a 8 de outubro de 2021.

Participaram da transmissão a superintendente de Projetos da Propesq, Maique Weber Biavatti, o assessor da Propesq Armando Albertazzi, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot, o secretário de Inovação da UFSC, Alexandre Moraes Ramos, o representante da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc), Milton Pereira, o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC), Celso Albuquerque, o secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Luiz Cláudio Miletti, e o representante da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) Günther Pfeiffer, além de outros profissionais dessas instituições.

A professora Maique Weber Biavatti representou o pró-reitor Sebastião Roberto Soares e foi a mediadora da live. Ela mencionou que o portal é uma ideia que se identifica com o tema da SNCT deste ano, que é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

“A plataforma tem esse objetivo, de demonstrar a transversalidade desses conhecimentos que são produzidos dentro da Universidade e suas competências”, disse a professora. Maique Biavatti lembrou que o portal já existe desde 2019 e conta atualmente com 285 usuários cadastrados, mas a grande maioria desses usuários é da comunidade interna. Por isso, convidou as empresas, organizações e profissionais da comunidade externa a experimentarem a ferramenta e registrarem suas demandas.

Tecnologias
O professor Armando Albertazzi, um dos idealizadores do PODe, citou as muitas coisas que a UFSC pode fazer pela sociedade além de formar profissionais competentes em diversas áreas. São ações que vão desde ensinar hidroponia e artesanato, prestar atendimento odontológico ou neurológico até o desenvolvimento de tecnologias revolucionárias e equipamentos sofisticados.

De acordo com Albertazzi, uma das motivações para criar o portal foi “comunicar isso para a sociedade”. Ele fez uma apresentação do portal, que expõe em forma de anúncios algumas coisas que a UFSC pode fazer em benefício da sociedade, tais como cursos, treinamentos, assessoria, orientações, atendimentos, serviços prestados por laboratórios. E onde podem ser cadastradas demandas de “necessidades concretas que a sociedade espera que possam ser atendidas pela UFSC”, apresentadas por empresas, fundações, organizações, profissionais ou pessoas interessadas.

Günther Pfeiffer, da Fundação Certi, afirmou que a ferramenta serve para aperfeiçoar a comunicação entre a UFSC e a sociedade. “O potencial que universidade tem é de longe não explorado pela comunidade. E a comunidade de longe não sabe o que a Universidade pode fazer”, afirmou.

O presidente da Fapesc, Fábio Zabot, afirmou que a iniciativa da UFSC está sintonizada com os objetivos da fundação. “A gente fica muito feliz ao ver quando esse conhecimento produzido pela Universidade se transforma em soluções para a sociedade, num ativo de propriedade intelectual, numa transferência de tecnologia”, disse.

Parcerias
Celso Albuquerque disse que o Crea-SC está de portas abertas para parcerias que gerem uma engenharia cada vez mais inovadora e se propôs a divulgar o portal entre os cerca de 64 mil profissionais da engenharia e mais de 17 mil empresas cadastradas no Crea. Ele convidou a UFSC para ser parceira do programa Universidade Corporativa idealizado pelo Conselho. “Estamos vivendo um momento especial em nosso Estado, em que as áreas da tecnologia, da inovação e da engenharia ganham um espaço muito grande”, declarou.

Luiz Cláudio Miletti disse que a SBPC vem lutando para que a ciência se espalhe e possa chegar à sociedade. “Que a iniciativa da UFSC inspire outras instituições”, afirmou.

O secretário de Inovação da UFSC, Alexandre Ramos, lembrou que a ferramenta está no ar desde 2019, e que agora chegou num grau de maturidade importante para agregar parceiros, trazer novas iniciativas para dentro da UFSC e a Universidade levar novas oportunidades para a sociedade. O secretário informou que a Universidade deve apresentar até o fim do ano portais com dados da graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, na forma de dashboards. “Isso vai mostrar para a sociedade o quanto a UFSC é transparente e quanto ela é aberta para realizar parcerias”.

Tags: Portal de Ofertas e Demandas (PODe)PROPESQSinovaSNCTUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina