Evento discute a criação de Institutos de Estudos Avançados

27/10/2021 12:42

As câmaras de Pós-Graduação, de Extensão e de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem nesta sexta-feira, 29 de outubro, o evento on-line Instituto de Estudos Avançados: ações multi-inter-transdisciplinares de questões complexas. A atividade visa apresentar e discutir a criação de Institutos de Estudos Avançados (IEA) e contribuir com o processo de criação de um IEA na UFSC. A live ocorre das 14h às 15h30 e contará com a participação dos professores da Universidade de São Paulo (USP) Guilherme Ary Plonski e Arlindo Philippi Júnior. A transmissão poderá ser acompanhada pelo canal da TV UFSC no Youtube.

Guilherme Ary Plonski é diretor do IEA/USP para o período 2020-2024 e, antes disso, foi membro do Conselho Deliberativo e vice-diretor na gestão 2016-2020. É professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, membro titular e conselheiro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e integra a Junta de Governadores do Technion – Israel Institute of Technology. Também já foi coordenador da rede internacional University-Based Institutes for Advanced Studies (UBIAS) e diretor superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

Arlindo Philippi Junior é professor titular da Universidade de São Paulo, presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública e atua no Instituto de Estudos Avançados da USP, na coordenação do Programa USP Cidades Globais, com o Projeto Experimentações Urbanas, na perspectiva de novas ideias e soluções sustentáveis para cidades. Na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi membro do Conselho Superior, coordenador das áreas Interdisciplinar e de Ciências Ambientais, membro titular do Conselho Técnico Científico de Ensino Superior e diretor de Avaliação.

Tags: Câmara de Extensãocâmara de pesquisaCâmara de Pós-GraduaçãoInstitutos de Estudos AvançadosliveUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina