Docentes da UFSC recebem homenagem em sessão especial da Alesc em comemoração ao centenário de Paulo Freire
*atualizado em 29/10/2021 às 15:36
Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, nesta quinta-feira, 28 de outubro, uma Sessão Especial em Homenagem ao Centenário de nascimento de Paulo Freire. A sessão foi conduzida pela Deputada Estadual Luciane Carminatti e transmitida ao vivo pelo YouTube.
Dentre as experiências e práticas freireanas homenageadas estão algumas da UFSC. O pró-reitor de Graduação, Daniel Vasconcelos representou a Universidade no evento.
Confira:
Professora Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann, do Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde
Será homenageada por seu trabalho com o referencial teórico-metodológico de Paulo Freire no Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde (Lapeps), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. O grupo busca desenvolver ações de promoção da saúde articuladas a determinantes sociais, com objetivo de promover transformações na vida de populações, mediadas pelo Itinerário de Paulo Freire. Leia mais.
Professor Elizandro Maurício Brick, do Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Ciências da Educação
É responsável pelo Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec) e participa como membro do Coletivo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Educação, Culturas, Ciências e Filosofas (Ceuci) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (Gepecisc). Atua na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de educadores, tecnologias e educação, educação em ciências da natureza, educação do campo. Leia mais.
Professor Paulo Ricardo do Canto Capela, do Departamento de Educação Física, Centro de Desportos
É um dos coordenadores do Vitral Latino Americano de Educação Física, Esporte e Saúde, que além de fazer parte do Centro de Desportos, também vinculado ao Instituto de Estudos Latino-Americanos, o IELA/UFSC. Atua com a linha de pesquisa do Grupo de Estudos em Cultura Popular e de Movimento/Futebol (Gecupom/Futebol). O principal objetivo do grupo de pesquisa é investigar, intervir e assessorar proposições de Educação Física, Esportes e Saúde a favor da vida e da construção de projetos nacionais populares que contribuam para a libertação, emancipação e humanização plena dos povos, desde a realidade latino-americana. Leia mais.
Durante o evento houve duas apresentações culturais, com o professor André Alexandre Franzoni, do IFC Campus Abelardo Luz apresentando a música “Béradêro”, de Chico Cesar, e a apresentação do poema “As Marchas são andarilhagens históricas pelo mundo”, de Paulo Freire, pela professora Graziela Del Monaco, do Departamento de Educação do Campo, (CED/UFSC) e a professora Juliana Adriano, da Direção Estadual do Movimento Sem Terra (MST).
Homenageados
Veja, abaixo, a lista com todos os homenageados:
- Instituto Paulo Freire
- Coletivo Paulo Freire
- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação Docente (Nape) – Udesc
- Laboratório de Educação e Infância (Laborei) – Udesc
- Escola de Ensino Médio Paulo Freire (Abelardo Luz)
- Escola Construindo Caminhos (Dionísio Cerqueira)
- Cátedra Paulo Freire – Unochapecó
- Programa de Promoção à Saúde da UFFS
- Obra “A atualidade das ideias de Paulo Freire”
- Fórum Catarinense Reinventando Paulo Freire – UFFS
- Programa de Extensão Território Paulo Freire
- Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Laguna
- Centro de Ciência da Educação da UFFS
- Vitral Latino-americano de Educação Física, Esporte e Saúde – UFSC
- Centro de Ciências da Saúde da UFSC
- Seminário Estadual Paulo Freire e a Educação do Campo