Coperve promove visitas a colégios públicos para divulgar o Vestibular 2022

27/10/2021 21:08

Apresentação da Coperve no Colégio Ivo Silveira. (Foto: Divulgação)

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciou, na última semana, uma série de visitas a colégios públicos de Ensino Médio para divulgar o Vestibular 2022. As inscrições para o próximo concurso estão abertas até o dia 19 de novembro.

>> Inscreva-se no Vestibular UFSC 2022

“Foi bem emocionante, especialmente por dar motivação para esses alunos que fazem o Ensino Médio em escola pública e acreditam que a UFSC não é para eles”, descreveu o coordenador pedagógico da Coperve, Manoel Teixeira dos Santos, a respeito das visitas.  Na última semana, a Coperve visitou o Colégio Estadual Ivo Silveira, em Palhoça, e já realizou visitas à E.E.M. Oscar Manoel da Conceição (Escola Jovem Sul da Ilha), no Rio Tavares, e articula visitas ao Instituto Estadual de Educação (IEE), E.E.M. Jacó Anderle (Escola Jovem da Vargem Grande), além de  escolas particulares. Manoel lembra, em todos os encontros, que estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas podem solicitar a isenção integral da taxa de inscrição. O prazo para termina nesta sexta-feira, dia 29 de outubro.

“Ainda assim, mesmo depois desse prazo, estaremos disponíveis para atender todas as escolas, privadas ou públicas, que desejarem durante todo o período de inscrições. Durante as conversas, abordamos como as provas são feitas, que tipo de questões são adotadas, pesos e pontos de corte que cada curso possui, informações gerais sobre o dia de prova, entre outras. E divulgamos as nossas lives e os podcasts sobre as obras literárias do Vestibular”, diz Manoel.

>> Conheça o podcast Universos Vivos, sobre as obras literárias no Vestibular da UFSC (SpotifyAnchorPocket Casts)

A iniciativa já fez parte da rotina da Comissão que organiza os processos seletivos de ingresso na Graduação da UFSC em outros anos. Em 2020, em função da pandemia, a Coperve optou por oferecer lives sobre os cursos da UFSC e orientações para os vestibulandos. “A Coperve tem há tempos essa iniciativa, que vem da importância de dialogar com a comunidade externa”, explica Manoel. Essas visitas, no entanto, costumavam ser motivadas pelos convites das escolas interessadas, em sua maioria, particulares. “As privadas costumavam chamar com maior frequência, assim como o Colégio de Aplicação. Desta vez nos motivou buscar as escolas públicas e oferecer esse debate. O que a gente vem percebendo e nos preocupa, é o número de vagas que não são preenchidas. E nessas visitas percebemos um grande número de jovens que acham que o vestibular da UFSC e ingresso na universidade é algo inatingível. É um grupo muito grande”, explica o coordenador.

>> Conheça a série de lives Diálogos UFSC – Conversando sobre o Futuro

“Nós apresentamos a Universidade, mostramos as possibilidades que se abrem com o ensino público superior. Nossa fala também dá uma ênfase no Vestibular como forma principal de ingresso, destacando a Lei de Cotas para as escolas públicas. Mostramos, essencialmente, que a UFSC é possível e viável a todos”, salienta Manoel, que se diz emocionado às vezes com a reação que observa dos alunos. “Tenho ficado muito feliz, emocionado até. Vemos a reação de alguns alunos, que a gente chega e eles estão com a cabeça virada para o chão. Daqui a pouco levantam a cabeça, começam a prestar atenção quando a gente fala. Até falamos da dificuldade de preenchimento de vagas, falamos que existem vagas disponíveis, e isso é uma coisa que motiva”, ressalta.

Tags: Comissão Permanente do Vestibular (Coperve)UFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaVestibular UFSC 2022